sábado, 28 de fevereiro de 2009

Acidente na BR 277

Neuri Prymel


Na tarde do dia 27, no km 660 da rodovia BR 277 tombou uma carreta scania placa LZG 0222 de Itajaí-SC carregada de pneus conduzida por Jair Bahls Ramos 41. A carreta seguia sentido Foz do Iguaçu, o motorista perdeu o controle bateu na mureta de proteção e tombou. Jair ficou preso entre as ferragens foi socorrido pelos paramédicos da concessionaria que administra o trecho e encaminhado ao hospital de plantão na cidade de medianeira com escoriações leves.



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Clínica da Mulher e da Criança

Neuri Prymel

Em Matelândia vai ser construida uma unidade da Clínica da Mulher e da Criança. O Prefeito Édson Antônio Primon (Pmdb) e a Secretária de Saúde Margarete Menoncin Debértolis receberam do Vice Governador do estado Orlando Pessutti o projeto para construção da unidade.
A clínica faz parte do Programa do Governo do Paraná Pacto Pela Vida e terá uma área construída de 260 metros² no total. A obra vai ser construída ao lado da Unidade Central de saúde. O atendimento na unidade vai beneficiar a saúde da mulher e da criança.

A construção Centros de Saúde da Mulher e da Criança um “pacote” de 150 unidades que serão construídas em todo o Estado do paraná, com investimentos de R$ 81 milhões em obras e aquisição de equipamentos. Com as novas unidades, chega a 295 o número de centros construídos pelo Governo do Estado para atendimento à saúde da mulher e da criança.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano é responsável pela construção das unidades. Com 260 m2 de área total, cada estabelecimento tem consultórios odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, área para realização de exames cardíacos, farmácia, vestiários e copa.

A Secretaria da Saúde fornece os equipamentos, repassa o incentivo mensal e presta assessoria técnica, incluindo o treinamento de profissionais. O terreno para construção da unidade é cedido pelo município.

A paz é fruto da justiça

Neuri Prymel

A Campanha da Fraternidade 2009, com o tema"Fraternidade Segurança Pública", e o lema "A Paz é Fruto da Justiça", nos convida a voltar nosso olhar para a segurança pública, também nos convida a refletir e trabalhar para conseguir a paz na certeza de que ela é possível em qualquer nível sócio-cultural e económico.

REFLITA

1. Como vivenciar a CF2009 com verdadeiro espirito de fraternidade?
2. Como jovens, o que podemos fazer para mudar o quadro da delinquência juvenil da violencia contra outros jovens?