quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eleições 2010: Uma lista saborosa de candidatos a reeleição.

Boa tarde caros colegas. Sendo curto e rápido, tive curiosidade em saber quantos candidatos a Deputado Estadual iriam tentar se reeleger e, para minha surpresa, apenas seis candidatos não tentarão a reeleição.

Estes são os nomes:

Cida Borghetti (PP-PR)
Dobrandino da Silva (PMDB)
Pedro Ivo (PT-PR)
Rosane Ferreira (PV-PR)
Luiz Nishimori (PSDB-PR)
Antonio Anibelli (PMDB-PR)
Agora, a lista dos candidatos a reeleição que não possuem qualquer registro de “falcatrua, roubalheira e afins” retirado do site Transparência Brasil. Eis os nomes:

Alexandre Curi (PMDB-PR)
Chico Noroeste (PR-PR)
Douglas Fabrício (PPS-PR)
Duílio Genari (PP-PR)
Edson Praczyk (PRB-PR)
Eduardo Cheida (PMDB-PR)
Elio Rusch (DEM-PR)
Fabio Camargo (PTB-PR)
Fernando Scanavaca (PDT-PR)
Francisco Bührer (PSDB-PR)
Jonas Guimarães (PMDB-PR)
Luciana Rafagnin (PT-PR)
Luiz Accorsi (PSDB-PR)
Luiz Carlos Martins (PDT-PR)
Luiz Fernandes Litro (PSDB-PR)
Marcelo Rangel (PPS-PR)
Neivo Beraldin (PDT-PR)
Nelson Garcia (PSDB-PR)
Ney Leprevost (PP-PR)
Osmar Bertoldi (DEM-PR)
Plauto Miró Guimarães Filho (DEM-PR)
Stephanes Junior (PMDB-PR)
Tadeu Veneri (PT-PR)
Wilson Quinteiro (PSB-PR)

Que fique claro, nobres colegas, que não estou fazendo propaganda para nenhum dos candidatos acima citados, estou apenas informando tais nomes para que a população que não tenha as vezes paciência para procurar pelo candidato, que observe os nomes acima que de 54 deputados que dispõem a Assembléia Legislativa do Paraná, apenas 24 candidatos que são efetivamente deputados não possuem qualquer problema ou restrição com a justiça, ou seja, dispensa-se comentários com os demais que restaram.

Qualquer equívoco que minha pessoa tenha feito, sintam-se a vontade em me corrigir.
http://professordefora.wordpress.com/

Vox Populi mostra Osmar fungando no cangote de Beto: 42 x 37

* Sondagem comprova viés acentuado de queda do tucano


O telejornal da Band divulgou agora à noite uma nova pesquisa do Vox Populi.

Segundo o instituto, Beto Richa lidera com 42% e Osmar Dias já funga no cangote do tucano com 37%.
Dentro da margem de erro de 3,5 pontos da sondagem, os dois estão tecnicamente empatados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de julho.
Paulo Salamuni (PV) tem 1% e os demais candidatos não pontuaram na pesquisa.
Em relação à pesquisa do mesmo Vox Populi, divulgada no último final de semana pelo jornal O Estado do Paraná, Beto caiu e Osmar subiu.
Ainda de acordo com a sondagem anterior (de 14 a 17 de julho), o tucano tinha 44% e o pedetista 35%.
http://www.esmaelmorais.com.br/

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Comissão da Câmara aprova PEC que obriga diploma de jornalismo

A volta da obrigatoriedade do diploma para jornalistas foi aprovada pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisou o assunto. Em votação simbólica, os parlamentares ratificaram o parecer do relator Hugo Leal (PSC-RJ).

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é uma resposta à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para jornalistas.
Os ministros consideraram que o decreto-lei 972 de 1969, que exige o documento, é incompatível com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e de comunicação.
O relatório acrescenta um parágrafo ao artigo 220 da Constituição Federal. Pelo novo texto, a necessidade do diploma em jornalismo e do registro profissional nos órgãos competentes não representam uma restrição às liberdades de pensamento e informação jornalística

terça-feira, 13 de julho de 2010

Os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Mais erros do que acertos?

No dia de hoje, o ECA faz 20 anos. Neste período, várias camadas da sociedade lutaram para efetivamente os direitos da criança e do adolescente serem defendidos em sua plenitude, porém tambem há exacerbação de certos artigos e favorecimento (em tese) destes jovens ao crime, ou seja, eu, você e qualquer outro trabalhandor honesto que ver uma criança ou adolescente furtando em sua residência, você não pode agredi-lo de forma verbal ou fisica, pois no fim das contas, o culpado é você mesmo.

O ECA protege o menor e o adolescente, mas quem protege o professor??



Bom dia. Este título parece ser “narcisista”. Porque proteger apenas o professor? Será que os cidadãos também não necessitam de amparo contra adolescentes em situação de risco? Vamos todos tirar nossas conclusões através deste fato que ocorreu dia 08/07.

Professor espanca aluno em escola estadual

http://www.correiobraziliense.com.br/
Depois de receber uma ameaça de morte, um professor de matemática se descontrolou e deu um soco em um aluno de 13 anos, na Escola Estadual Doutor Aurino Morais, no Barreiro, em Belo Horizonte. A confusão ocorreu na manhã de terça-feira, depois de o educador propor um trabalho em grupo para os estudantes. Segundo a superintendente da Regional de Ensino Metropolitana B da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Maria de Lourdes Rodrigues Fassy, o aluno se negou a participar da atividade.
“O professor pediu pela segunda vez, mas ele disse que não iria. Depois, ele chutou a cadeira, foi até a frente da sala, apontou o dedo para o rosto do professor e o ameaçou de morte. Diante da situação, o educador perdeu a calma, o que não poderia ter ocorrido, e o agrediu”, explica. Toda a discussão foi gravada por outro estudante via celular.
O próprio professor – cujo nome e idade não foram revelados – acionou a Polícia Militar, e o pai do menino foi chamado para acompanhá-lo à delegacia. Maria de Lourdes afirma que duas inspetoras acompanharam o caso e o profissional, que não era concursado e, sim, contratado, e pediu afastamento do cargo. “O pedido foi aceito. O aluno, que já tinha se envolvido em outras ocorrências, permanecerá na escola. No entanto, será acompanhado pelo Conselho Tutelar, pela Promotoria da Infância e da Juventude e por um psicólogo”, disse a superintendente.
Dados do Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds) mostram que neste ano foram registradas 39 ocorrências na Região Metropolitana de Belo Horizonte de crimes contra pessoas em escolas. Em todo o ano passado, foram 40 casos. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, os números envolvem ocorrências em geral, podendo ser de violência de aluno com aluno ou de estudante com professor.

Psicóloga

Na opinião da psicóloga Fernanda Rocha Coelho, o professor errou gravemente ao agredir o aluno. Ela afirma que independentemente da atitude do garoto, o educador deveria chamar os pais dele e expor o caso. “Em momento algum, ele poderia ter batido no estudante. Também errou a escola, que sabia do envolvimento do aluno em outros problemas, e não tomou providências”, comenta. Fernanda explica que o menino precisa do acompanhamento psicológico, porque foi vítima de humilhação diante dos colegas. “O garoto certamente está passando por algum problema, que pode ser familiar ou de outra natureza. A família deve ser visitada e, se necessário, acompanhada”. Segundo ela, os demais colegas de sala devem ser trabalhados para que o jovem agredido não seja alvo de repulsa ou mesmo apoiado pela atitude de ameaçar o professor.
Ae é molezinha vir com teorias e falar que o anjinho é problemático.
Me poupem!!!
http://professordefora.wordpress.com/

CNJ encontra irregularidades em 32% dos cartórios do PR

Quase um terço dos cartórios do Paraná têm alguma irregularidade, segundo um extenso levantamento, de 15 mil páginas, publicado ontem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em diário oficial. Das 1,1 mil serventias paranaenses analisadas pelo órgão, 350 foram declaradas vagas (31,8%) , pois o titular delas não fez concurso para ingressar no cartório.

Congresso promulga PEC do Divórcio

Medida deve ser publicada nesta quarta-feira no Diário do Congresso Nacional e passará a ter validade

iG São Paulo

Sessão do Congresso Nacional que promulgou a lei que facilita o divórcio
Foto: Agência Câmara
O Congresso promulgou nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição (PEC) para agilizar o processo de divórcio consensual. Pelo texto, casais que querem se divorciar estarão liberados do cumprimento prévio da separação judicial por mais de um ano ou de comprovada separação de fato por mais de dois anos, como previa a Constituição.
Pelo texto constitucional em vigor, “o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separação de fato por mais de dois anos”.
A PEC deve ser publicada nesta quarta-feira no Diário do Congresso Nacional, quando passa a ter validade. A proposta que deu origem a essas mudanças foram aprovadas pelo Senado na semana passada.
O presidente do Congresso Nacional, José Sarney, comandou a sessão, que também conta com a participação do presidente da Câmara, Michel Temer, e de outros senadores e deputados.
O presidente do Senado, José Sarney, lembrou o trabalho do falecido senador Nelson Carneiro, autor em 1977 do projeto que regulamentou o divórcio no País (Lei 6.515/77). "Cada um é lembrado por sua luta no parlamento, e ele será lembrado pela defesa das mulheres e pela instituição do divórcio no País", disse.

Benefícios

A promulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o divórcio direto, além de simplificar o processo de dissolução do casamento, trará uma série de benefícios aos casais que não queiram mais manter a união civil. Um deles é a redução imediata do número de processos de separação que tramitam na Justiça, o que deve acelerar as decisões sobre essas questões.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Demóstenes Torres (DEM-GO), destacou que, em 2008, foram abertos 70 mil processos de separação que, no seu entender, agora deixarão de existir. Como não haverá necessidade de abertura de dois processos – separação judicial e divórcio –, Torres acredita que os custos com advogado serão reduzidos em torno de 50%. “Quem está em processo judicial de separação será beneficiado automaticamente”, disse.
A diretora da região Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Defesa da Família, Eliene Bastos, que participou da sessão do Congresso, tem como principal objetivo desburocratizar a dissolução de casamentos. Ela ressaltou que a mudança na Constituição não abrange as obrigações com pagamento de pensão e partilha de bens, por exemplo.
Indiretamente, ela ressaltou que com divórcio direto limita-se a possibilidade de dilapidação do patrimônio por um dos casais, durante o processo judicial. “Há um reflexo porque na maioria das vezes quem fica com o patrimônio é o homem. Com o fim da necessidade de dois processos – separação e divórcio –, fica reduzida a possibilidade de dilapidação deste patrimônio”.
* com informações da Agência Brasil  http://ultimosegundo.ig.com.br/




terça-feira, 6 de julho de 2010

Presidente do TJ assume o governo do Estado

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Carlos Hoffmann, assume o governo do Estado nesta quarta-feira, no lugar de Orlando Pessuti (PMDB), que viaja para a África do Sul. O presidente do TJ é o segundo na linha sucessória, mas assume o governo porque o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), é candidato à reeleição e, pela lei eleitoral, ficaria inelegível se assumisse o Executivo. Justus, portanto, está licenciado da presidência da Assembleia Legislativa por uma semana. Quem comanda o Legislativo nesse período é o vice Antonio Anibelli. A posse de Carlos Hoffmann está marcada para as duas horas da tarde, no Palácio das Araucárias. O desembargador permanece no cargo até o próximo dia 13, quando Pessuti retorna de viagem. Na África do Sul, Pessuti apresenta à FIFA o andamento das obras para o Mundial de 2014. http://blogdajoice.com/joice/

Idoso morre dentro de ônibus em Cascavel

Um homem de 53 anos morreu dentro de um ônibus do transporte coletivo de Cascavel após um hospital da cidade ter negado atendimento médico. Antônio Fernandes Cardoso teria acordado com fortes dores de cabeça e resolveu procurar atendimento. Ele pegou um ônibus coletivo e durante o trajeto passou mal e teve um infarto. O motorista do veículo ligou para o Serviço de Emergência – SAMU, desviou o itinerário e foi para um terminal de ônibus. A ambulância do Samu ainda não estava no local e por isso o motorista seguiu para o Hospital Santa Catarina, que fica perto do terminal. No entanto, o paciente foi recusado e não recebeu nenhum atendimento. O motorista então retornou para o terminal, onde a ambulância já aguardava o paciente. Ele foi atendido pelos médicos do Samu ainda dentro do ônibus, mas não resistiu e morreu. A recusa do hospital foi registrada pelo motorista nos relatórios da empresa de ônibus e da companhia de tráfego. Os diretores do hospital Santa Catarina ainda não se pronunciaram sobre o caso. http://blogdajoice.com/joice/

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Megacoligação de Osmar espera eleger 30 deputados estaduais e 18 deputados federais


Estrategistas da campanha de Osmar Dias (PDT) e Rocha Loures (PMDB), na disputa pelo governo do estado, já fizeram as primeiras projeções de votos para deputado federal e deputado estadual.


Segundo os cálculos iniciais, a megacoligação liderada pelo senador (PDT, PMDB, PT, PCdoB, PSC, PR e PTdoB) poderá eleger de 27 a 30 deputados estaduais e entre 16 e 18 deputados federais.

Além dos deputados, é claro, a megacoligação pretende emplacar no Senado a petista Gleisi Hoffmann e o ex-governador Roberto Requião (PMDB).

 
 
 
http://www.esmaelmorais.com.br/

Imagem da coletiva de Osmar

O ex-governador Mário Pereira conduz a coletiva de imprensa do senador Osmar Dias (PMDB).



Requião, Gleisi e Osmar estão na mesma mesa

http://www.esmaelmorais.com.br/

PARA OS POLÍTICOS DO BRASIL

Ricardo Barros elogia Fruet e Arns e comemora chapa forte

Em coletiva no final da tarde desta quarta-feira (30), os candidatos ao governo, Beto Richa (PSDB), e ao Senado, Ricardo Barros (PP), anunciaram os nomes de Flávio Arns (PSDB) como candidato a vice-governador e de Gustavo Fruet (PSDB) para concorrer ao Senado. Arns e Fruet completaram a chapa majoritária para as eleições de outubro.

Na avaliação de Ricardo Barros foram ótimas escolhas. “Formamos uma chapa forte, com o equilíbrio entre a capital e o interior, seguindo a liderança de Beto Richa”, disse. “Fruet e Arns são pessoas extremamente capacitadas e qualificadas para ocupar essas vagas”, acrescentou.
O anúncio das candidaturas foi acompanhado, em Curitiba, por deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças de várias regiões do Estado.
http://www.fabiocampana.com.br/

Osmar Dias anuncia oficialmente sua candidatura ao governo

Do Bem Paraná


O senador Osmar Dias (PDT) está neste momento anunciando oficialmente sua candidatura ao governo do Paraná em entrevista coletiva. O pedetista explicou que teve que esperar até a última hora para se definir.
“Havia a possibilidade do Álvaro ser vice na chapa oposta. Esperei até o último momento. Foi só aí que me senti a vontade para tomar esta decisão. Não posso admitir que digam que o Álvaro estava sendo escolhido apenas para resolver uma questão no Paraná. Ele está muito preparado para esta missão”.
Osmar promete dar continuidade as políticas sociais do governo Lula (PT). “Ser uma alternativa de escolha para os eleitores do Paraná. Repercutindo as políticas públicas do governo Lula. Vou entregar o plano de governo para os partidos aliados para que todos dêem suas opiniões”, explicou.