segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pesquisa interna do PSDB teria identificado crescimento de Osmar


Gleisi, Dilma, Lula e Osmar no comício dos 30 mil em Curitiba. (Ricardo Stuckert).

Tucano de bom trânsito na campanha de Beto Richa, candidato ao governo do estado, relatou ao blog nesta manhã ensolarada de domingo (22) que foi acesa a luz amarela no comitê anticrise.
Ele explica o por quê. Segundo relato do ‘Agente Y’, monitoramentos diários no ninho já teriam captado o efeito Lula e Dilma na campanha do adversário Osmar Dias, do PDT, que está associando-se à imagem dos petistas no rádio e na tevê.
Pelo interior do Paraná, onde fez périplo no final de semana, Osmar tem reforçado a ideia de que é da cozinha de Dilma. O pedetista faz questão de ressaltar que entrou na disputa pelo Palácio Iguaçu a pedido do presidente Lula.
Segundo o Datafolha, se as eleições fossem hoje, Dilma seria eleita no já primeiro turno. Ela tem 47% contra 30% de Serra.
De fato os tucanos estão tensos. Eu diria, sem rumo. Prova disso é o candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, utilizando-se também da imagem de Lula no programa eleitoral.
A estratégia de Serra é muita arriscada, assim como a de Beto Richa que esconde o presidenciável tucano.
A tentativa de Serra colar-se na onda Lula invalida o discurso de Beto, no Paraná, segundo qual o petista não transfere votos, que o PT é MST, etc. tal e coisa e coisa tal.
A luz amarela acesa no comitê anticrise do PSDB coincide com a saída às ruas, nesta semana, da militância pró-Dilma e Osmar. Curitiba, por exemplo, está dividida.
A eleição no Paraná, assim como a disputa presidencial, deverá ser resolvida já no primeiro turno. Chame o Alfreeeeeeeeeeedo, aquele simpático mordomo do comercial do papel higiênico. http://www.esmaelmorais.com.br/

sábado, 21 de agosto de 2010

Dilma amplia para 17 pontos vantagem sobre Serra; petista pode vencer no 1º turno

da Folha.com


Osmar Dias aposta em Dilma para vencer no Paraná.

Na primeira pesquisa Datafolha depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, a candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) dobrou sua vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e seria eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje.
Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país, com 2.727 entrevistas, Dilma tem 47%, contra 30% de Serra. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano.
A diferença de 8 pontos subiu para 17 pontos. Marina Silva (PV) oscilou negativamente um ponto e está com 9%. A margem de erro máxima do levantamento é de dois pontos percentuais.
Os outros candidatos não pontuaram. Os que votam em branco, nulo ou nenhum são 4% e os indecisos, 8%.
Nos votos válidos (em que são distribuídos proporcionalmente os dos indecisos entre os candidatos e desconsiderados brancos e nulos), Dilma vai a 54%. Ou seja, teria acima de 50% e ganharia a disputa em 3 de outubro.
Os que viram o horário eleitoral alguma vez desde que começou, na terça-feira, são 34%. Entre os que assistiram a propaganda, Dilma tem 53% e Serra, 29%.
Nos primeiros programas, Dilma apostou na associação com Lula, que tem 77% de aprovação, segundo o último Datafolha (leia texto sobre propaganda na pág. A6).
A petista cresceu ou oscilou positivamente em todos os segmentos, exceto entre os de maior renda (acima de dez salários mínimos).
Dilma tinha 28% de intenção de voto entre os mais ricos e manteve esse percentual. Mas sua distância para Serra caiu porque o tucano recuou de 44% para 41% nesse grupo, que representa apenas 5% do eleitorado.  http://www.esmaelmorais.com.br/

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Paraná poderá ganhar Centro de Excelência Paraolímpico


Pessuti recebe Orlando Silva no Palácio das Araucárias. Foto: E. Bressan.


O ministro do Esporte, Orlando Silva, está neste momento reunido com o governador Orlando Pessuti.
Eles assistem à apresentação de um projeto de construção do Centro de Excelência em Treinamento Paraolímpico.
A ideia seria utilizar a área do Parque de Exposição Castelo Branco. O investimento calculado seria de R$ 50 milhões.
Segundo o ministro, no Brasil 25 milhões de pessoas são portadores de alguma deficiência.
O governador afirmou que a partir de agora fica instituíto o Comitê Executivo Paraolímpico, que integrará secretarias e Ministério do Esporte.
A primeira-dama Regina Pessuti será a coordenadora-geral do grupo executivo. http://www.esmaelmorais.com.br/

Paraná bate recorde na geração de empregos em julho

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, foram criados mais de doze mil e quinhentos empregos formais. É o segundo melhor resultado no mês desde 2005. Os setores de serviços, indústria, construção civil e comércio foram os responsáveis pelo aumento de vagas. Curitiba teve o melhor desempenho nas contratações, seguida por Londrina no norte do estado. No mês passado, foram abertos cerca de três mil e cem postos na capital. Para o economista Gilmar Mendes Lourenço, os dados mostram que os investimentos ainda são concentrados no estado.

Na contramão do crescimento, dez municípios com mais de 30 mil habitantes registram saldo negativo de emprego. Em Prudentópolis, Cianorte, São Mateus do Sul, Palmas, Colombo, Telêmaco Borba, Campina Grande do Sul, Bandeirantes, Almirante Tamandaré e Marechal Cândido Rondon houve mais demissões do que contratações. http://blogdajoice.com/joice/

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festa da padroeira reúne milhares de pessoas na praça da Catedral de Maringá

Milhares de fieis participaram nesse domingo, 15, da solenidade de Nossa Senhora da Glória, padroeira da cidade e da Arquidiocese de Maringá. A concentração foi do lado de fora da Catedral Basílica Menor. Antes da santa missa, a comunidade recebeu a imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Um missionário redentorista vai percorrer as 55 paróquias da Arquidiocese com a imagem da santa, até o dia 12 de outubro. Um dos momentos de destaque foi a coroação de Nossa Senhora, feita pelas crianças da catedral, com a participação do Coral Arquidiocesano.

Na santa missa, durante a homilia, o arcebispo dom Anuar Battisti destacou a importância da família. A festa foi encerrada com a apresentação do padre Reginaldo Manzotti. http://imprensamaior.blogspot.com/

Ibope: Dilma 43%, Serra 32%

Pesquisa Ibope divulgada agora no Jornal Nacional aponta a candidata do PT Dilma Rousseff na frente com 43%, depois vem o tucano José Serra (PSDB) com 32% e Marina Silva (PV) continua com 8%.

Segundo o levantamento, os votos brancos e nulos somam 7%. Enquanto 9% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Considerando os votos válidos, Dilma tem hoje 51% contra 38% de Serra. Se eleições fossem hoje, Dilma poderia ser eleita no primeiro turno.
O Ibope também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra, a petista aparece com 48% e o tucano com 37%.
Encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de agosto, com 2.506 entrevistados de 174 municípios e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 11 de agosto de 2010, sob o número 23548/2010.
Na pesquisa anterior, divulgada na última sexta-feira (6), Dilma liderava com 39% das intenções de voto, contra 34% do candidato do PSDB. A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registrava 8%.
A pesquisa revelou aprovação do governo Lula em 78%.  http://www.fabiocampana.com.br/

Osmar Dias e Rocha Loures debatem plano de governo na FIEP

Rocha Loures acompanha Osmar em debate na FIEP. Foto Rogerio Theodorovy.


Osmar Dias, candidato ao governo do estado pelo PDT, está neste momento na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) detalhando para mil empresários o plano de gestão da coligação que lidera.
Acompanhado do vice Rocha Loures (PMDB), Osmar está reafirmando a necessidade de qualificar os trabalhadores e a necessidade de defender as empresas públicas.
É a segunda vez que o candidato do PDT vai à FIEP. No dia 30 de julho, ele esteve lá acompanhado pelo presidente Lula e Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência da República.
Ainda hoje à noite, Beto Richa também vai expor aos empresários.http://www.esmaelmorais.com.br/

domingo, 15 de agosto de 2010

JORNALISTA COORDENA CAMPANHA DE DEPUTADO

 NA SEXTA-FEIRA 13 DE AGOSTO ESTEVE EM MATELANDIA O DEPUTADO  ESTADUAL ELTON WELTER DO PT.  WELTER SE REUNIU COM OS COMPANHEIROS DO PARTIDO PARA CONVERSAR SOBRE POLÍTICA, O DEPUTADO  ESTÁ NO SEU SEGUNDO MANDATO  E BUSCA A REELEIÇÃO. WELTER QUE TEM TRABALHADO MUITO PELO PARANÁ, EM MATELÂNDIA ELE TAMBÉM TEM CONTRIBUIDO.

NA CONVERSA COM OS COMPANHEIROS DO PT FICOU DEFENIDO COMO VAI SER A CAMAPANHA DO PARLAMENTAR. ENTRE OS NOMES COMENTADOS NA REUNIÃO O JORNALISTA NEURI PRYMEL ATUAL SECRETÁRIO DO PARTIDO FOI ESCOLHIDO PARA SER O COORDENADOR DA CAMPANHA DO DEPUTADO NA CIDADE DE MATELÂNDIA. ''NAS PRÓXIMAS SEMANAS A POPULAÇÃO VAI PODER CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL ELTON WELTER AFIRMOU O COORDENADOR DA CAMPANHA''.

Lula não vem na quinta, mas estará em Foz dia 2 de setembro

O presidente Lula não virá ao Paraná nesta quinta-feira (19) para comício em Colombo, na região metropolitana, e evento na Federação das Indústrias do Paraná.

O indicativo de agenda no estado nesta semana caiu, mas Lula e Dilma confirmaram que virão a Foz do Iguaçu no próximo dia 2 de setembro.
A informação é do prefeito iguaçuense Paulo Mac Donald (PDT).http://www.esmaelmorais.com.br/

Duas mil pessoas em Londrina com Gleisi e André Vargas

Na noite deste sábado (14), mais de 2 mil pessoas participaram do lançamento da candidatura do deputado federal André Vargas (PT), em Londrina. Estiveram presentes prefeitos, vereadores, deputados e lideranças comunitárias, além do ministro do Planejamento Paulo Bernardo e da ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes.

Gleisi aproveitou o momento e lembrou aos presentes das conquistas do deputado federal André Vargas. “André foi relator do programa Minha Casa, Minha Vida o que é um orgulho, pois é um projeto que está mudando a realidade econômica e a vida de muitas pessoas. O setor da construção civil está gerando mais empregos e os financiamentos estão ajudando milhões de brasileiros a terem uma moradia digna”. http://www.fabiocampana.com.br/

domingo, 8 de agosto de 2010

Fidel Castro reaparece no Parlamento após quatro anos

Do G1, com agências internacionais*

Fidel Castro reaparece no Parlamento após quatro anos afastado (Foto: Reuters)


O líder cubano Fidel Castro apareceu neste sábado (7) no Parlamento pela primeira vez desde que deixou o poder há quatro anos devido a uma enfermidade. Uma sessão extraordinária do Parlamento foi convocada para este sábado com o objetivo de debater a teoria de Fidel Castro sobre uma guerra nuclear iminente caso os Estados Unidos ataquem o Irã ou a Coreia do Norte.
A sessão foi transmitida ao vivo por emissoras de rádio e televisão, com a presença da imprensa estrangeira.”O Irã não cederá um ápice frente às exigências dos Estados Unidos e de Israel”, disse o ex-mandatário, que incentivou o presidente americano a evitar com todos os meios um conflito armado. O discurso de Fidel durou cerca de 10 minutos.
Fidel Castro, que completa 84 anos em 13 de agosto, foi vestido com seu tradicional traje verde-oliva, mas sem os distintivos militares. Junto com ele estava o irmão Raúl, atual presidente do país.
Nos últimos meses Fidel esteve mais presente na vida pública, fazendo aparições e inclusive apresentando seu novo livro “A Vitória estratégica”, volume de 800 páginas nas quais ele faz um balanço de sua infância e juventude, que o levaram a se converter em um revolucionário, e relata com detalhes suas ações guerrilheiras ao derrotar o governo do ex-ditador Fulgêncio Batista. http://www.esmaelmorais.com.br/

Globo se “empolga” com Plínio

* Vale tudo para provocar o segundo turno; até dançar homem com homem, mulher com mulher


Plínio vira novo xodó da Rede Globo.

Nunca vi a Rede Globo tão “simpática” com os ideais socialistas como ontem à noite, durante o Jornal Nacional. Por alguns instantes, achei que eu estava em Caracas, capital da Venezuela, assistindo ao canal estatal Venezolana de Tevelision.
A Globo se empolgou com o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. E não é pelos programas radicais que ele defende ou porque a emissora tenha se convertido em agente do comunismo. Muito pelo contrário.
A Rede Globo, nitidamente pró-tucano José Serra, viu nas tiradas de Plínio a possibilidade de arrancar alguns pontos de Dilma Rousseff (PT). Isso mesmo. A televisão dos Marinho está empenhadíssima em provocar um segundo turno cada vez mais distante, de acordo com pelo menos quatro institutos de pesquisa (Ibope, Datafolha, Sensus e Vox Populi).
Quer prova concreta disso? Plínio teve o mesmo tratamento (tempo) que os demais tiveram no Jornal Nacional. A emissora dedicou a ele 55 segundos; 52 para Marina Silva; 53 para Dilma; 55 para Serra; e 41 para o restante dos candidatos (PCB, PSTU, PRTB, PSDC e PCO).
Isto quer dizer que a TV Globo cortou o oxigênio de Marina Silva (PV) para fornecê-lo para o candidato do PSOL na disputa presidencial? Não, não cortou. A moça verde continuará recebendo vitaminas e anabolizantes.
A conta da emissora é simples. Ela quer impedir que Dilma alcance 50% mais um dos votos válidos no próximo dia 3 de outubro. Para isso vale tudo, inclusive pagar o mico de vender as teses esquerdistas de Plínio.
Os pontinhos amealhados por Marina e Plínio são cruciais para que a emissora carioca cumpra o objetivo estratégico: provocar o segundo turno nas eleições presidenciais.
Faço um registro, no entanto. Considero as presenças de Plínio e Marina nas eleições deste ano fantásticas para o debate democrático, mas ver a Globo dando espaço para a reforma agrária em propriedades maiores de mil hectares não tem preço.
Resumo da ópera: quando o milagre é muito grande até o santo desconfia.   http://www.esmaelmorais.com.br/

PLÍNIO SAMPAIO

Apesar de ter tido pouco espaço para expressar seus ideais e propostas no debate realizado nesta quinta-feira (05) na TV Bandeirantes, Plinio Sampaio candidato a Presidênte da República pelo PSOL, teve desenvoltura consideravel, foi razoavelmente bem no debate, cutucou os adversários, e foi o unico que propos algo novo. Porém, deve obter baixa votação. Os demais, como sempre, só encheram linguiça. A candidata petista Dilma Rolsseff, apesar do nervosismo demonstrado, com o apoio do Presidente Lula, esta a frente dos demais. Será dificil derrubar a popularidade de Lula.
Mais que o Plinio foi bem, isso foi!
http://rafaelgotardo.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dilma Rousseff é boa de debate. Alguém duvida? Assista ao vídeo



Na próxima quinta-feira, dia 5, a Band TV realiza o primeiro debate entre os presidenciáveis.

Na semana que passou ouvi diversas pessoas dizendo que a ministra Dilma Rousseff é ruim de debate e que não tem o mesmo carisma de Lula.
A facilidade de comunicação do presidente Lula é algo inquestionável, bem como o carisma. Agora, comparar quem quer que seja com Lula é sacanagem.
Mas para quem tem dúvidas sobre a capacidade de Dilma nos debate eu postei um vídeo, de abril de 2008, onde a petista dá uma tremenda sabugada no senador Agripino Maia (DEM-RN). Vale a pena assistir.http://www.esmaelmorais.com.br/

Disputa pelo Senado. Deu empate no debate da Universidade Positivo

* Gleisi e Requião lideram pesquisas Datafolha e Vox Populi

O debate realizado hoje à noite na Universidade Positivo, em Curitiba, terminou como começou. Ninguém bateu, ninguém mordeu. Portanto, os candidatos não perderam nada [nem ganharam].

O debate entre os principais candidatos ao Senado – Roberto Requião (PMDB), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) – terminou, digamos, empatado.
Empate nesta altura do campeonato significa a manutenção da vantagem para Gleisi e Requião que, segundo as pesquisas Datafolha e Vox Populi, lideram a corrida pela Câmara Alta.
http://www.esmaelmorais.com.br/