terça-feira, 31 de maio de 2011

Cadastro da Vizavale acaba no proximo domingo (5)

O cadastro para o Aproveitamento de Complementação de Estudos dos professores do curso normal superior da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivale) foi prorrogado até o próximo domingo (5). A complementação da carga horária dos estudos foi criada e aprovada pela Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu para resolver o problema de cerca de 35 mil professores que fizeram o curso a distância e não conseguiram o diploma de pedagogia, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seed).

Um levantamento feito pela Seed mostrou que até segunda-feira (30), 29 mil professores já haviam efetuado o cadastro para a capacitação.
O cadastro é necessário para que a Secretaria de Educação (Seed) possa identificar a real demanda para a realização de Aproveitamento e Complementação de Estudos para obtenção o diploma de pedagogia.
A complementação de carga horária dos estudos é baseada no artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que define a possibilidade de validar estudos e conhecimentos adquiridos por meio de cursos formais ou livres realizados conforme normas definidas pelos sistemas de ensino e organização das instituições de ensino superior. Para fazer a inscrição basta entrar no site da Seed ( http://www.seed.pr.gov.br/diaadia/diadia/index.php?PHPSESSID=2011053111340737http://olhoabertopr.blogspot.com/

Canceladas aposentadorias de ex-governadores

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) cancelou definitivamente as aposentadorias de quatro ex-governadores do Paraná nesta terça-feira (31), alegando que pagamentos não estavam previstos na Constituição de 1988.

Recebiam o benefício de R$ 24,1 mil os ex-governadores Orlando Pessuti, Roberto Requião, Jaime Lerner e Mário Pereira. O corte não se aplica a ex-governadores e viúvas que recebiam o benefício antes de 1988, entre eles Arlete Richa, viúva de José Richa e mãe do atual governador, Beto Richa. http://reportervaldircosta.blogspot.com/

Porto de Paranaguá atinge marca histórica na exportação de granéis


Em maio o Porto de Paranaguá exportou 1 milhão e 770 mil toneladas de granéis e atingiu um recorde histórico. O número ultrapassa a marca alcançada em abril de 2003 quando o terminal movimentou cerca de 1 milhão e 750 mil toneladas. A soja representa a maior parte do volume exportado. O valor é 47% superior ao registrado no ano passado, quando foram movimentadas 788 mil toneladas do grão. De acordo com o superintendente do Porto, Airton Maron, os investimentos no setor são os principais responsáveis pelo bom resultado no Paraná. Maron acredita que os investimentos vão garantir melhores números nos próximos anos. Para melhorar o acesso ao terminal e evitar filas de caminhões, como ocorrem frequentemente, um projeto da Secretaria de Infraestrutura e Logística prevê que seja criado um novo caminho, além da BR 277. Ainda não há previsão de quando a idéia vai sair do papel
http://blogdajoice.com/joice/

Sarney recua e mantém imagem de impeachment de Collor no Senado


Da Folha.com




O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recuou nesta terça-feira (31) da decisão de excluir o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL) do corredor “túnel do tempo” da Casa painéis com imagens que contam os principais fatos históricos da instituição. Sarney chegou a classificar ontem o impeachment de “acidente”, mas recuou um dia depois diante da repercussão negativa da retirada.
“Acabo de determinar à sessão competente do Senado, sua administração, que faça constar na referida exposição o impeachment do presidente Collor, uma vez que nós não temos nada para esconder nesta Casa”, disse o senador.

Leia mais »   http://blogdajoice.com/joice/

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PT convoca Gleisi para disputar a prefeitura


Depois da convocação do presidente Lula (PT) em reunião realizada ontem (26) na sede do PT, os mais de 50 representantes do campo majoritário do partido, decidiram convocar a senadora Gleisi Hoffmann (PT) a disputar o cargo de prefeita de Curitiba.
Na avaliação dos membros da tendência majoritária, Gleisi só poderá chegar ao Palácio das Araucárias se passar pela disputa da prefeitura da capital.
Participou da reunião o deputado federal André Vargas, atual secretário nacional de Comunicação do PT nacional, o que sinaliza que a convocação deve ser também nacional.

http://www.fabiocampana.com.br/

domingo, 15 de maio de 2011

Marina Silva pedirá ao MPF investigações sobre marido

Do Bem Paraná


A ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (PV-AC) vai pedir ao Ministério Público Federal que investigue as acusações contra o marido dela, Fábio Vaz de Lima, de envolvimento em negócios irregulares com órgãos federais vinculados ao Ministério do Meio Ambiente. As irregularidades teriam ocorrido no período que ela estava à frente da pasta.
Marina informou que entregará a representação com pedido de abertura de apuração de cada denúncia contra ela e o marido no encontro que terá com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, nesta segunda-feira (16), as 18h30.
A ex-ministra justifica o pedido de averiguação por ter sido acusada pelo relator do projeto do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), de agir para proteger o marido para evitar que ele fosse convocado para depor em comissão da Câmara sobre supostas denúncias de participação em fraudes
http://blogdajoice.com/joice/

Vaca foge de exposição e fica entalada em ponto de ônibus em Maringá

Menina morre afogada durante passeio escolar

Tremor de 6 graus atinge Atlântico a 1,2 mil quilômetros da costa brasileira

Do G1


Um tremor de magnitude 6 foi registrado pelo Centro Nacional de Informações sobre Terremotos do Estados Unidos no Oceano Atlântico a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.277 quilômetros de Natal neste domingo (15), às 10h08, horário de Brasília. As primeiras informações indicam que o tremor não foi sentido na capital potiguar, nem no arquipélago.
A primeira versão do título reportagem informava que a distância do epicentro em relação à costa brasileira era de “1,2 km”, quando o correto é “1,2 mil quilômetros”. O erro foi corrigido.
O abalo no mar foi verificado pelo centro de pesquisa geológica norte-americano numa profundidade de 9 km, abaixo do fundo do mar. O local fica a 415 quilômetros do arquipélago de São Pedro e São Paulo e tem histórico de instabilidade, por estar acima de uma falha geológica. A Marinha do Brasil ainda investiga possíveis impactos na região.
Segundo o professor do Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB), João Willy Correa Rosa, o terremoto não representa risco de tsunami, porque ocorreu em um local de águas profundas.
“Há ali no oceano uma coluna de água de mais de 4 mil metros. Para haver tsunami seria preciso um sismo mais forte e mais próximo da costa. Tem que ter determinadas características de como a rocha é rompida. O tsunami só ocorre em determinadas ocasiões. É uma exceção”, disse o especialista do Observatório Sismológico da UnB, em Brasília.
http://lobonoticias.blogspot.com/

PONTA GROSSA - TIGRÃO CONSEGUE QUE ESTATUTO DO CAMIONEIRO SEJA DEBATIDO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

NEURI TIGRÃO CONHECIDO POR SUAL LUTA PELO RECONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DO CAMIONEIRO NO PARANÁ, CONSEGUIU LEVAR O DEBATE PARA DENTRO DA CASA DE LEIS DO ESTADO. TIGRÃO VAI DEBATER COM DEPUTADOS E CATEGORIA, A CRIAÇÃO DO ESTATUTO DO CAMIONEIRO - VÍDEO

http://lobonoticias.blogspot.com/

Aldo rebate acusações de Marina Silva

A discussão sobre o Código Florestal provocou um entrevero entre a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o relator do texto, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Aldo se sentiu insultado com a mensagem que Marina havia postado no Twitter: “Estou no plenário da Câmara. Aldo Rebelo apresentou um novo texto, com novas pegadinhas, minutos antes da votação. Como pode ser votado?!”.
Ele, então, aproveitou a acusação feita na tribuna pelo líder do PT, Paulo Teixeira (SP), de que fraudara o texto que havia acordado, para responder à ex-ministra, que acompanhava no plenário: “A fala infeliz do deputado Paulo Teixeira deu razão para a ex-senadora Marina Silva, que postou em seu Twitter que eu fraudei o texto. Quem fraudou, quem contrabandeou madeira, foi o marido da senadora”, disse Aldo, complementando que à época era líder do governo e atuou para impedir que o marido de Marina fosse depor na Câmara.
http://www.fabiocampana.com.br/

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bullying, mamona, aposentadoria, Requião se segura para não surtar

Requião, o senador bufão, foi astro do show de ridicularia no CQC exibido ontem na Band. Visivelmente agastado, abatido, quase perde as estribeira e vai à loucura. Ops, vai?


Assista ao vídeo:


 
http://www.fabiocampana.com.br/

domingo, 1 de maio de 2011

Papa João Paulo II: eleição em 1978 (legendado)

O milagre que tornou possível a beatificação de João Paulo II

joao_pauloIIA cura inexplicável de uma religiosa francesa que sofria de mal de Parkinson abriu o caminho para a beatificação do Papa João Paulo II, morto em 2005 após um longo calvário provocado justamente pelas conseqüências da doença.

A freira francesa, Marie Simon-Pierre, enfermeira de profissão, segundo a Congregação para a Causa dos Santos, curou-se inexplicavelmente depois de orações e pedidos dirigidos a João Paulo II, poucos meses após a morte do pontífice.
Para a beatificação, primeiro passo, no longo caminho até a canonização, é demonstrar que o candidato a santo intercedeu por um milagre.

Coincidência

Marie Simon-Pierre, na época com 40 anos, trabalhava em um hospital de Aix-en-Provence, no sul da França, quando foi diagnosticada em 2001 com Parkinson.
Em 2007, a religiosa decidiu contar à imprensa como havia melhorado "milagrosamente" depois que a doença se agravou, em 2005, ano da morte de João Paulo II.
Após dias de rezas e pedidos de toda a comunidade ao papa polonês, Marie Simon-Pierre conta ter deixado de sentir os sintomas da doença na madrugada entre os dias 2 e 3 de junho.
"Eu me senti completamente transformada. Senti que estava curada", contou.
O caso da freira, que viu João Paulo II uma única vez em 1984, foi submetido à análise da Congregação da Causa dos Santos, que examinou e aprovou o milagre, após consultas junto a um conselho de especialistas médicos e teólogos.
O processo sofreu atrasos porque a congregação vaticana fez questão de considerar qualquer possível objeção, submetendo o caso a vários peritos.
De acordo com Dom Slawomir Oder, encarregado da documentação para a canonização de João Paulo II, a religiosa enferma seguiu o conselho de sua madre superiora, que sugeriu que ela escrevesse em um pedaço de papel o nome de João Paulo II.
Depois de uma "súplica extrema" e ao longo de uma "noite de pregação", Marie Simon-Pierre teria então se curado, segundo Oder, destacando que entre os documentos que comprovam o milagre estão exemplos da caligrafia da religiosa antes e depois da cura misteriosa.
"A mudança na letra é impressionante: de ilegível a normal", afirmou.

Ciência

Para não deixar dúvidas sobre a confiabilidade de seu depoimento, a religiosa se submeteu também a um exame psiquiátrico, contou Oder.
O prelado explicou ter escolhido o milagre da francesa entre outros atribuídos a João Paulo II para demonstrar que o papa sentia na própria pele "a batalha pela dignidade da vida". Em 19 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI aprovou "as virtudes heroicas" de Karol Wojtyla.
O processo de beatificação foi iniciado por Bento XVI dois meses depois da morte de seu predecessor, um prazo excepcionalmente breve.
Durante as dezenas de homenagens fúnebres a João Paulo II na praça de São Pedro, em Roma, milhares de fiéis clamaram pela canonização do pontífice.
Uma vez beatificado, é preciso provar que João Paulo II intercedeu em um segundo milagre para que seja canonizado. (RB/AFP)
http://www.cnbb.org.br/

Mais de 1 milhão de pessoas participam da missa de beatificação de João Paulo II



joao_paulo_21milhao
























Mais de um milhão de pessoas participaram hoje, dia 1º de maio, da beatificação de João Paulo II, uma das maiores da história da Igreja. O evento histórico não tem precedente, já que nos últimos mil anos nenhum papa proclamou seu antecessor como beato. A celebração de hoje ganha destaque especial também por ser o Domingo da Divina Misericórdia, festa criada por João Paulo II, particularmente devoto e ligado à santa polonesa Faustina Kowalska, religiosa falecida em 1938 e canonizada pelo próprio João Paulo II em 30 de abril de 2000.
A data escolhida para a beatificação é a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia em 2005, celebrada anualmente no primeiro domingo depois da Páscoa.

bentoxviproclamendobeatoAo entrar na Praça de São Pedro, o papa Bento XVI foi acolhido pela multidão que o saudou em sua passagem com o papa-móvel. A cerimônia começou com o pedido formal de beatificação feito pelo cardeal Agostino Vallini, vigário-geral do papa para a diocese de Roma, que leu também a biografia de João Paulo II. Ao seu lado, estava o postulador da causa, monsenhor Sławomir Oder.
Em seguida, Bento XVI recitou fórmula de beatificação em latim, fazendo o anúncio da data da festa litúrgica em 22 de outubro, (dia da primeira missa de seu pontificado) e foi mostrada uma grande foto que retrata Karol Wojtyla, em 1995. A partir daquele momento, a Igreja católica ganhou um novo beato: o bem-aventurado João Paulo II.
“Hoje diante dos nossos olhos brilha, na plena luz de Cristo ressuscitado, a amada e venerada figura de João Paulo II. Hoje, o seu nome junta-se à série dos Santos e Beatos que ele mesmo proclamou durante os seus quase 27 anos de pontificado, lembrando com vigor a vocação universal à medida alta da vida cristã, à santidade”.
Um interminável aplauso, comoção, lágrimas nos olhos de fieis de todas as idades, cantos e abraços inundaram a Praça, que explodiu de alegria.

caixaojoaopauloiiIrmã Tobiana, uma das mais próximas colaboradoras de João Paulo II, e Irmã Marie Simon Pierre, a religiosa francesa que recebeu a graça por sua intercessão e foi curada do mal de Parkinson, levaram as relíquias ao altar: uma pequena ampola contendo o sangue do beato João Paulo II. O caixão com os restos mortais de João Paulo II ficará exposto hoje para veneração, até o último devoto, na Basílica de São Pedro.
“João Paulo II era reconhecidamente um líder mundial, um líder da Igreja que teve influência muito forte nos rumos que a Igreja tomou nas últimas décadas. Também o momento de sua longa enfermidade, a forma edificante e exemplar como ele enfrentou esta enfermidade: ele não se retraiu, continuou fazendo tudo aquilo que era possível, mesmo sofrendo visivelmente. Isto gerou no povo comoção, um sentimento de admiração pela forma como enfrentou a enfermidade e no momento decisivo de sua morte. Ele era naturalmente querido pelo povo, se dava muito bem com as multidões, com a juventude. Por isso, sua morte gerou grande comoção no mundo católico, mas não só, e isso levou as pessoas a fazerem este pedido na Praça São Pedro. Ache que refletia o que era o ‘sentir’ da Igreja: estamos diante de um homem santo, alguém que viveu o significado da santidade profundamente”, disse o representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na beatificação de João Paulo II, cardeal dom Odilo Pedro Scherer.
http://www.cnbb.org.br/