domingo, 25 de agosto de 2013

Precisamos dar aos nossos jovens e adultos oportunidades de trabalho qualificado, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (22), simbolicamente, o milionésimo contrato firmado entre estudantes e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desde 2010. Durante a cerimônia, em São Paulo, a presidenta disse que o Brasil deu passos definitivos para aumentar as oportunidades na área de educação, com iniciativas como o Fies, que oferece cobertura de até 100% do valor da mensalidade de universidades particulares e pode ser pago após o aluno concluir o ensino superior.
“Hoje, nós demos passos significativos, ao aumentar a soma de oportunidades, tanto na escola pública quanto na escolas privadas para o acesso à educação. Aí, o Prouni e o Fies completam todo o esforço que nós fizemos para ampliar as universidades, interiorizá-las, levá-las às diferentes regiões do nosso país”, disse Dilma.
Ainda segundo a presidenta, o acesso ao ensino superior garante oportunidades para o cidadão e estimula o desenvolvimento do país.
“Aquela frustração de muitas pessoas que era cursar uma universidade, essa frustração está sendo superada. As pessoas estão conseguindo, com isso, uma situação melhor no mercado de trabalho. Mas não é só no emprego, é a realização quando olhamos para as nossas vidas (…) “Nós sabemos que diploma de curso superior melhora as condições de disputa no mercado de trabalho. Melhora para as pessoas e para o país, porque nós precisamos, cada vez mais, agregar valor e qualidade aos nosso produtos. Precisamos, cada vez mais, dar aos nossos jovens e aos nossos adultos, oportunidades de trabalho qualificado”, salientou a presidenta.
A presidenta aproveitou a cerimônia para reafirmar que a aprovação da lei dos royalties é uma vitória histórica da educação brasileira. “Essa é uma vitória que nós comemoramos hoje, mas que vai durar em torno de 50 anos”, afirmou. Na última semana, o Congresso Nacional aprovou a lei que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo, além de 50% do Fundo Social, para investimentos em educação. De acordo com a presidenta, esses recursos serão fundamentais para reconhecer e melhorar a remuneração dos professores e ampliar o acesso à educação de qualidade. http://blog.planalto.gov.br/

RESPEITO. É TUDO O QUE PEDEM OS MÉDICOS CUBANOS

Igo Bione/JCImagem: RECIFE, PE, 24.08.2013: PROGRAMA MAIS MÉDICOS/PE - Alguns médicos de Cuba participam de coletiva junto com o secretário de gestão do trabalho do Ministério da Saúde. Médicos cubanos chegam ao Recife. Palavras-chaves: Cuba - SUS - OPAS - Brasil - convênio
Na noite de ontem, 206 profissionais desembarcaram no Brasil, enfatizando que não vieram trabalhar por dinheiro. “Queremos dar amor e queremos receber amor", disse a médica Jaiceo Pereira. “O mais importante é colaborar com os médicos brasileiros e ajudar na qualidade de vida do povo daqui", reforçou Oscar Gonzales Martinez. Na segunda, eles iniciam um curso preparatório de língua portuguesa, antes de começar a trabalhar em regiões remotas, para as quais médicos brasileiros não demonstraram interesse em atuar

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O primeiro grupo dos 206 médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil desembarcou ontem (24) à tarde no país. No Recife, ficaram 30 profissionais e 176 seguiram para Brasília, onde chegaram à noite. Ao desembarcar, Oscar Gonzales Martinez, graduado há 23 anos e especialista em atenção à família, disse que tinha grande expectativa em trabalhar com a população brasileira.
Martinez disse que veio ao Brasil por várias razões, entre elas, a oportunidade de trabalhar para o povo brasileiro. Sobre a polêmica em torno do pagamento dos salários, que serão feitos por meio do governo cubano e não diretamente aos profissionais, Gonzales disse que isso é o que menos importa, pois tem o emprego garantido em seu país e parte dos recursos irá para ajudar o seu povo.
“O mais importante é colaborar com os médicos brasileiros e ajudar na qualidade de vida do povo daqui. Também é importante a irmandade entre o povo cubano e o povo brasileiro que existe há muito tempo”, disse.
 A médica Jaiceo Pereira, de 32 anos, lembrou, bem-humorada, que, apesar de ser a mais jovem do grupo, tem bastante experiência profissional e no início de sua formação já trabalhava com saúde da família. Ela pediu o apoio do povo brasileiro e respeito aos profissionais de seu país. “Queremos ajudar e dar saúde a todos aqueles que não têm acesso aos serviços médicos", disse. “Queremos dar amor e queremos receber amor.” Já Alexander Del Toro destacou que veio para trabalhar junto e não competir.
Um grupo de 25 simpatizantes do socialismo e de Cuba esteve no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek com cartazes. Durante a longa espera, que durou mais de duas horas, os manifestantes gritavam palavras de ordem como “Cubano amigo, Brasil está contigo” e “Brasil, Cuba, América Central, a luta socialista é internacional”.
Em meio às manifestações de apoio, Ana Célia Bonfim, que se identificou como médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal chegou a gritar entre os manifestantes que tudo não passava de uma “palhaçada”. “Profissional troca alguma coisa por bolsa. Isso não é coisa de profissional. Pelas condições que tem o médico cubano, claro que eles vão trocar isso pelas condições brasileiras. Mas isso é exploração de mão de obra”, disse.
O restante dos médicos cubanos desembarca amanhã (25) em Fortaleza, às 13h20, no Recife, às 16h, e em Salvador, às 18h, segundo o ministério. Ao todo, 644 médicos, incluindo os 400 cubanos, com diploma estrangeiro chegam ao Brasil até este domingo (25).  Na sexta-feira (23), começaram a chegar os médicos inscritos individualmente em oito capitais.
Os profissionais cubanos fazem parte do acordo entre o ministério com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Eles vão atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Programa Mais Médicos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, rebateu as críticas das entidades médicas que questionam a formação médica dos profissionais cubanos.
Na segunda-feira (26), tantos os médicos inscritos individualmente (brasileiros e estrangeiros), quanto os 400 cubanos contratados via acordo, começam a participar do curso de preparação com aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Após a aprovação nesta etapa, eles irão para os municípios. Os médicos formados no país iniciam o atendimento à população no dia 2 de setembro. Já os com diploma estrangeiro começam a trabalhar no dia 16 de setembro.
O curso vai ter carga de 120 horas com aulas expositivas, oficinas, simulações de consultas e de casos complexos. Também serão feitas visitas técnicas aos serviços de saúde com o objetivo de aproximar o médico do ambiente de trabalho.
* Colaborou Ana Cristina Campos

“Se Gleisi ‘amarelar’ Osmar disputa o governo do Paraná”, diz André Vargas

Osmar Dias desceu a borduna no governador Beto Richa, no último sábado, em Toledo, região Oeste; André Vargas, presidente da Câmara em exercício, alertou que o correligionário pode ser denunciado à sociedade protetora dos animais por "chutar cachorro morto" (Beto Richa, no caso); a ministra Gleisi Hoffmann preferiu a linha "paz e amor" e se ateve ao discurso técnico; em nota oficial, na terça, ela desmentiu candidatura ao governo do Paraná; diante do vácuo político, o senador Requião e o próprio Osmar se animam; o tucano Álvaro Dias também fica feliz porque, definitivamente, não corre perigo de enfrentar o irmão pela única vaga ao Senado.
Osmar Dias desceu a borduna no governador Beto Richa, no último sábado, em Toledo, região Oeste; André Vargas, presidente da Câmara em exercício, alertou que o correligionário pode ser denunciado à sociedade protetora dos animais por “chutar cachorro morto” (Beto Richa, no caso); a ministra Gleisi Hoffmann preferiu a linha “paz e amor” e se ateve ao discurso técnico; em nota oficial, na terça, ela desmentiu candidatura ao governo do Paraná; diante do vácuo político, o senador Requião e o próprio Osmar se animam; o tucano Álvaro Dias também fica feliz porque, definitivamente, não corre perigo de enfrentar o irmão pela única vaga ao Senado.


Este blogueiro conversou na manhã desta quinta (15) com o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas, um dos generais cinco estrelas do PT nacional. O petista crê piamente na candidatura da correligionária Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil, na corrida pelo governo do Paraná. Entretanto, faz questão de frisar Vargas, se a companheira “amarelar” Osmar Dias, do PDT, aceita o desafio de disputar novamente com Beto Richa (PSDB).
O vice-presidente da Câmara também reafirma sua disposição de disputar a única vaga ao Senado com Álvaro Dias (PDT). Ele próprio descarta possibilidade de tentar o Palácio Iguaçu pelo PT.
“Sou candidato a senador. Agora, se a Gleisi ‘amarelar’ o Osmar disputa o governo”, assegurou André Vargas.
Na terça (13), em nota oficial, Gleisi desmentiu que vá deixar a pasta em dezembro para dedicar-se à disputa pelo governo do Paraná. A ministra-chefe da Casa Civil deu ainda uma sapecada em André Vargas ao afirmar que “a manifestação sobre minha candidatura ao governo do estado do Paraná expressa mais a sua vontade [do deputado]”.
Pelo sim pelo não, oficialmente, o PT segue sem candidato à sucessão de Richa. Diante do vácuo, o senador Roberto Requião (PMDB) e o pedetista Osmar se animam — por consequência, o tucano Álvaro também fica feliz, pois não precisará bater chapa com o mano pelo Senado. http://www.esmaelmorais.com.br

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Conselho da Comunidade da Comarca entrega colchões e edredons aos presos

Na tarde desta quarta-feira (24), o Conselho da Comunidade da Comarca de Matelândia fez o repasse de 70 colchões e 100 edredons para os detentos da carceragem da Delegacia de Matelândia. A doação ocorreu através de recursos próprios do Conselho.
O Conselho da Comunidade da Comarca de Matelândia-PR foi implantado em meados de setembro de 2011, pela então Juíza da Vara criminal Doutora DANIELA PALAZO CHEDE. Em março de 2013 o então Juiz da Vara Criminal da Comarca DR. PEDRO RODERJAN REZENDE assinou em nome do TJPR o convenio com o conselho.
Essa entidade tem como finalidade precípua auxiliar o Poder Judiciário e o Ministério Público na execução e fiscalização das penas privativas de liberdade, das penas restritivas de direito, da pena de multa, do livramento condicional, da suspensão condicional da pena, da suspensão condicional do processo e das transações penais, bem como dar assistência aos apenados e aos presos recolhidos em estabelecimentos penais localizados no âmbito territorial da Comarca de Matelândia, além de seus familiares.
Hoje o conselho é composto por representantes da sociedade civil organizada tem na presidência o conciliador do TJPR Neuri Prymel. Vice presidente o representante da OAB/PR subseção de Medianeira DR. Alexandre Vanin Justo, José Mario Ferreira tesoureiro, Neuri Parizzoto secretário, representantes das igrejas e membros Luciane Dal Pozzo representante da ACIMA, Ires, Assistente Social e Áureo da Silva, membros.
Por meio de recursos próprios, o Conselho fornece aos aprisionados café da manha diariamente e um kit de higiene pessoal mensal para cada um.