quinta-feira, 31 de março de 2016

Poder Judiciário implanta APAC em Matelândia




Durante uma cerimônia, nesta terça-feira (29/3), foi implantado o Método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) na Comarca de Matelândia, no Oeste do Estado.
O Método Apac se diferencia do sistema carcerário atual na questão financeira e no que se trata à recuperação de detentos. Custando apenas um quarto do sistema atual, a Apac tem um índice superior a 90% de não reincidência. O índice de ressocialização do sistema convencional não alcança 14%.
A Juíza de Direito da Comarca de Barracão, Branca Bernardi, que coordena a implantação das Apacs no Paraná, afirmou que a Comarca de Matelândia está muito bem organizada para receber a novidade.
Ela informa que a participação popular na audiência pública que discutiu o assunto foi muito grande, bem como de diversos setores, como empresários, advogados, policiais e funcionários públicos.
“Isso demonstra o grande interesse de todo o povo da Comarca de Matelândia. Essa participação popular é fundamental, eis que a própria Lei de Execução Penal enfatiza que a sociedade é parte integrante do processo de ressocialização”, disse a Juíza.
Ela destacou a agradeceu aos servidores e magistrados que participaram da solenidade. “Em especial, agradeço ao Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, que contribui imensamente para a divulgação e implantação das Apac paranaenses", afirmou a Juíza.
O Juiz de Direito responsável pela Comarca de Matelândia, Rodrigo Dufau e Silva, falou sobre a importância da implantação da Apac na região. " Os resultados altamente positivos para a comunidade, com baixos custos e altos índices de ressocialização, enfatizam a importância de todos nós, autoridades e população, conjugarmos esforços para a realização desse grande ideal", disse o magistrado. “Certamente a Apac constitui o futuro da execução da pena”, comentou.
Pioneira -
No Paraná, a cidade de Barracão foi pioneira na instalação da Apac, onde a Juíza Branca Bernardi comanda as atividades da mesma desde novembro de 2012. O método, que se dedica à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, existe desde 1972 e iniciou em São José dos Campos/SP.
A aplicação do método é realizada por funcionários da Apac, bem como por voluntários, e as atividades diárias incluem desde fazer o café da manhã e limpar o chão até fazer cursos de empreendedorismo.
A cerimônia de implantação da Apac em Matelândia foi prestigiada por inúmeras autoridades locais. Entre elas, os Prefeitos de Matelândia, Rineu Menoncin, e de Céu Azul, Jaime Basso, os Juízes Carolina Marcela Franciosi Bittencour, Renato Henriques Carvalho Soares e Marcelo Gomes Feracin e o Promotor de Justiça Guilherme Lapa Werner.