terça-feira, 16 de outubro de 2012

A vida e Obra de Pe. João Piamarta

PADRE PIAMARTA
Padre joão Piamarta nasceu na cidade de Brescia, norte da Itália, no dia 26 de novembro de 1841 e foi batizado na igreja paroquial de sua cidade. Sua família era muito pobre e aos nove anos de idade ficou órfão de mãe, por isso foi amparado e educado pelo avô materno. Tendo concluído a 5ª série, foi encaminhado para trabalhar numa fábrica de colchões. João é um bom rapaz: diligente, tranquilo e pontual. Está ficando doente por causa do trabalho, por isso o patrão lhe ofereceu a possibilidade de passar umas férias na cidade de Valio. Nesta cidade conheceu o Padre Pancracio Pezzana, pároco da cidade, o qual descobriu e cultivou a semente de sua vocação sacerdotal.
 Piamarta entra no seminário e os anos se passaram vagarosos e cansativos. A sua saúde enfraquece em consequência das muitas horas que passa debruçado sobre os livros. Piamarta tinha uma mente muito prática e os estudos de latim, filosofia e teologia se apresentavam muito abstratos. Mas ele estuda com muita vontade. Completando os estudos no Seminário de Brescia, foi ordenado sacerdote no dia 23 de dezembro de 1865 com 24 anos de idade. Desenvolveu sua atividade pastoral como vigário paroquial nas cidades de Carzago Riviera, em Bedizzole, na Paróquia de Santo Alexandre, em Brescia, e, enfim, como responsável pela Paróquia de Pavone Mella.
 Padre Piamarta gostava de explicar a bíblia para os jovens, fazia meditações, representações teatrais, ensinava música e saia à procura dos jovens e crianças para o catecismo dizendo que Jesus é mais importante que o jogo e a brincadeira.
 Foi no seu apostolado na Paróquia de Santo Alexandre que ele tomou consciência da situação penosa, material e espiritual em que se encontrava uma multidão de jovens arrastados pelas fábricas e oficinas na esperança de um bom lucro, mas nem os salários são justos, nem a vida dentro é sadia porque os jovens são influenciáveis. É o tempo em que surgem as grandes indústrias na cidade de Brescia e os jovens arrancados do ambiente da própria terra eram colocados no mundo do trabalho sem uma preparação profissional e uma ajuda moral, por isso, os jovens eram explorados e entravam numa gravíssima crise com as convicções religiosas.
 A sensibilidade humana e pastoral do Padre Piamarta o levou a elaborar um projeto social e cristão oferecendo aos jovens do mundo do trabalho um serviço que anos atrás havia desenvolvido no meio da juventude do grupo de jovens de Santo Alexandre. Monsenhor Pedro Capretti, grande conselheiro dos jovens sacerdotes da diocese, sentiu a validade da ideia de Padre Piamarta e o incentivo em realizar a obra projetada.
 Sobre a colina de Santa Júlia, em Brescia, Padre Piamarta conserta duas pequenas casas que estavam caindo, faltam os móveis, mas providencia algumas caixas e camas usadas e começa com quatro órfãos a sua pequena obra. No dia 03 de dezembro de 1886, numa primeira sexta-feira do mês, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, com a celebração da Santa Missa, na capela do Seminário de Santo Cristo, ele dá início à sua atividade. Em fevereiro de 1887, o Padre Piamarta deixa definidamente a Paróquia para se dedicar aos jovens do Instituto.
 As grandes dificuldades econômicas que logo cercaram o Padre Piamarta, levaram o Bispo a pedir que Piamarta desistisse da obra, mas Padre Piamarta com o coração cheio de confiança em Deus e convencido do valor da obra recém-criada, assume pessoalmente toda a responsabilidade do Instituto e com a aprovação do Bispo continua seu trabalho. Deus premiou o Padre que, arriscando uma total falência por amor de seus jovens, nele confiou. O instituto Artigianelli realizou um verdadeiro serviço aos jovens do mundo do trabalho, em Brescia.
 Remedello, outra cidade da Itália, era uma região pouco fértil e despovoada. Padre Piamarta não considerava suficiente preparar os jovens operários da cidade. Era necessário parar o êxodo da juventude rural, mas ele pouco podia fazer para aliviar a miséria dos camponeses. No dia 11 de novembro de 1895, com a ajuda de Padre João Bonsignori, funda a Colônia Agrícola de Remedello para revitalizar e dignificar a agricultura, ensinando aos jovens agricultores métodos de cultivos científicos e eficazes. Remedello aos poucos vai se transformando. As colheitas são dobradas e às vezes triplicadas. Os terrenos amarelados se tornam verdes e férteis.
 Em torno do padre Piamarta cresceu uma comunidade de pessoas compartilhando dos seus ideais e do seu estilo de vida. Padre Piamarta, sob o impulso do Espírito Santo funda uma família religiosa para dar continuidade à sua obra em favor da juventude pobre. No dia 25 de maio de 1902, durante a celebração da Santa Missa, o Bispo de Brescia aprovou verbalmente a “Pia Sociedade da Sagrada Família de Nazaré”, formada por sacerdotes e leigos consagrados. No dia 23 de dezembro de 1908 seguiu a aprovação definitiva por escrito.
 No dia 19 de março de 1911 Padre Piamarta, juntamente com Madre Elisa Baldo, dá início à Congregação das “Irmãs Humildes Servas do Senhor”, irmãs que participando do anseio social e pastoral do Padre se dedicam ao serviço dos jovens do mundo operário e da agricultura.
 No dia 25 de abril de 1913, às 8 horas da manhã, na Escola Agrícola de Remedello, Padre Piamarta encerra, depois de breve agonia, uma vida inteiramente ao serviço de Deus e dos irmãos.
 No dia 22 de março de 1986 o Papa João Paulo II percebeu as virtudes heróicas do Pe. Piamarta. Ele viveu as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade e as virtudes morais: Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança em grau heróico.
 No dia 12 de outubro de 1997, na Praça de São Pedro, em Roma, o Papa João Paulo II proclamou Bem-Aventurado o Padre Piamarta.
 Com sua beatificação o Papa João Paulo II o doa como pai aos jovens, o indica como exemplo, o apresenta como intercessor das famílias e o oferece como protetor dos trabalhadores.

Algumas Frases de Padre Piamarta

  • —Só pode começar bem o dia colocando-o nas mãos de Deus.
  • —Tudo Sim, Pecado Não.
  • —Tudo para todos e nada para si.
  • —Confiemos na Providência.
  • —A gratidão seja a maior virtude da nossa instituição.
  • —Senhor, fazei que eu não seja um servo inútil e fraco.
  • —Se a obra tivesse sido alicerçada sobre meios humanos teria falido muitas vezes.

Suas Características

Piedade, Humildade, Pobreza, Confiança na Providência, Caridade, Amor e dedicação aos jovens, Espírito de luta e sacrifício, Gratidão, Fidelidade à sua missão e ao trabalho.

Sua Espiritualidade

  • —Imitação da Sagrada Família de Nazaré
  • —Devoção profunda à Nossa Senhora e ao Sagrado Coração de Jesus
  • —Profundo amor a Eucaristia e a Jesus Crucificado

Santos de sua Devoção

São Felipe Neri, Santa Teresa D'Avila, Santo Isidoro, São Francisco Xavier, Santo Inácio de Loiola, São Francisco de Sales.

Seu Carisma

  • A juventude, as crianças pobres e abandonadas presentes:
  • —nos Orfanatos
  • —nos Colégios profissionalizantes.
  • —nas Escola Agrícolas
  • —nos Centros de Formação Profissional.
  • —nas Paróquias.

Sua Norma de Vida

“Meu viver é Cristo”(Fil 1,21)

Sua Mensagem

-Humildade:
“A nossa miséria não é um mal, mas um bem, pois ajuda a matar o nosso egoísmo”.
-Confiança:
“Viver abandonado em Deus é o melhor dos apostolados”.
-Gratidão:
“A gratidão deve ser a maior virtude da nossa Intituição”.
-Pureza:
“Tudo Sim, Pecado Não”.
-A cruz como fonte de vida:
“As obras de Deus crescem somente à sombra da cruz e para que possam produzir muitos frutos devem ser regadas com as nossas lágrimas e até com o nosso sangue”.

Os 10 mandamentos de Padre Piamarta

01 - Ao jovem faça encontrar o Cristo no diálogo da amizade, colocando-lhe nas mãos o Evangelho. Depois disso, tudo estará resolvido.
02 - Uma cidade inteira vive em pecado mortal se uma só criança tiver que dormir na rua ou debaixo das pontes.
03 - Para salvar uma alma, estejam disponíveis a tratar-se até com o demônio
04 - Façam o bem ao maior número possível de pessoas e encontrarão sempre mais rostos repletos de felicidade.
05 - O educador não é um domador de um circo de feras ou um guardião de cavalos, mas um pai com o coração de mãe.
06 - Uma pessoa até aprende a fazer milagres se receber o dom da confiança.
07 - A loucura cristã pertence ao campo da teologia, porque é um ato de fé.
08 - O vosso falar seja sim, sim, não, não. Tudo mais vem do demônio.
09 - Deus é o dono do impossível.
10 - Se duas horas de oração são demais para as pessoas repletas de trabalhos e atividades apostólicas, então há só um remédio: rezar pelo menos três horas.

Oração ao Padre Piamarta

Nós vos louvamos, ó Deus misericordioso, porque suscitastes no Bem-Aventurado Padre João Piamarta um grande exemplo de doação para a educação da juventude à vida cristã; no trabalho, na família e na sociedade. Dai-nos por sua intercessão que possamos viver e agir no vosso amor de Pai; experimentando a força da vossa graça, para, assim, alcançarmos a felicidade eterna e concedei-nos também, por sua intercessão, a graça que confiantes vos pedimos...
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário