sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Eleição plebiscitária vai opor PT e PSDB em 2010

Vem aí o “Serrinha Paz Amor”?

Eleições de 2010 serão plebiscitárias. Tucanos e petistas serão comparados.
Eleições de 2010 serão plebiscitárias. Tucanos e petistas serão comparados.
O anúncio feito ontem (17) da desistência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PDDB), de concorrer à Presidência da República faz de José Serra (PSDB) o principal nome da oposição a enfrentar a candidata do presidente Lula, Dilma Rousseff (PT), nas eleições de 2010.

Na prática, o governador de Minas colocou a batata quente nas mãos de José Serra, que agora tem a difícil missão de enfrentar o PT e seus aliados, a alta aprovação pessoal do presidente Lula e o bem conceituado governo dele.
Apesar de o PSDB tentar a todo custo se desvencilhar da idéia de uma eleição plebiscitária para a presidência da República, com a desistência do governador Aécio Neves, o cenário indesejado pelos tucanos tende a se firmar.
O principal problema que os tucanos deverão enfrentar em 2010, é que com consolidação da candidatura de José Serra, o PSDB não conseguirá se descolar da imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardozo (PSDB) na disputa e isto poderá trazer consequências catastróficas para a candidatura de Serra, pois facilitará a comparação entre os governos do PSDB e do PT. O que tornará, sem dúvida, a eleição plebiscitária.
Se alguém duvida dessa afirmativa basta resgatar a pesquisa CNT/Sensus, divulgada no dia 23 de novembro. Ela comprova que a grande maioria do povo brasileiro considera o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva muito melhor do que o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, para 76% dos eleitores entrevistados, os sete anos do governo Lula são melhores que os oito anos de FHC, enquanto que o governo do tucano só foi melhor para 10%.
Como bem disse o presidente Lula no início desta semana, “o fato é que este governo tem um conjunto de realizações que mudou para melhor a vida da maioria dos brasileiros. Por isso, nas próximas eleições, estou convencido de que não será nada fácil a tarefa dos candidatos de oposição, até porque os partidos de alguns deles governaram o Brasil até 2002 e os resultados que têm para mostrar deixam muito a desejar”.
O PT já demonstrou um pouco da estratégia que o partido deverá utilizar na disputa pela presidência da República no ano que vem, quando veiculou no último dia 10 de dezembro a sua propaganda política na TV. Boa parte do programa foi dedicada a criticar o governo de Fernando Henrique Cardoso e o PSDB. “Antes do PT, eles governavam para poucos”, afirmava um trecho do programa.
Diante do quadro que se desenha, só resta ao PSDB e a José Serra, como forma de neutralizar a estratégia do PT, fugir desse debate e manter uma posição de concordância com relação às políticas públicas implantadas pelo governo Lula.
Esta seria a posição mais interessante para os tucanos, entre outras coisas, porque as pesquisas mostram que não se darão bem os candidatos que partirem para o ataque ao presidente Lula e ao seu governo.
Pelo jeito, a “arapuca” armada pelo PT pegou uma “ave bicuda” que não tem como escapar do cenário imposto pela conjuntura, ou seja, se o PSDB quiser ter a possibilidade de vencer em 2010, terá que ser com o “Serrinha Paz e Amor” .www.esmaelmorais.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário