domingo, 20 de março de 2011

Os bastidores do almoço com Obama, segundo os paranaenses

O casal Barack e Michelle Obama dividiram em duas as rodinhas de conversa durante o almoço de agora há pouco no Itamaraty. Enquanto o presidente monopolizou a conversa com Dilma Rousseff, a primeira-dama dos Estados Unidos passou a maior parte do tempo papeando com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.

O relato é da senadora Gleisi Hoffmann (PT), uma dos quatro paranaenses que participaram da cerimônia – os outros foram o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e os deputados Ratinho Júnior Rubens Bueno (PPS). O cerimonial do Ministério de Relações Exteriores também convidou Nélson Meurer (PP), que preferiu ficar no Paraná. “Preferi atender o pessoal da minha terra”, justificou Meurer.
Para Gleisi, chamou a atenção a desenvoltura da relação entre Dilma e Obama. “Eles não pararam de conversar um minuto, parece que a conversa fluía.” Também revelou algumas gafes de colegas congressistas.
Mal encerrou o brinde, Obama foi cercado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Logo depois, deu de cara com o deputado Paulinho da Força (PDT-SP). “O pessoal brincou aqui que o Suplicy deve ter ido falar que era o pai da renda mínima e o Paulinho foi reivindicar a redução da jornada de trabalho nos Estados Unidos.”
Já Ratinho Júnior disse que ficou impressionado com o breve discurso de Obama, no qual citou Juscelino Kubitscheck, para quem “Brasília era a alvorada de um novo Brasil”. “Quando o Obama falou que a visita dele era a alvorada de uma nova relação dos Estados Unidos com as Américas, ganhou a plateia.”
Já Rubens Bueno não perdeu a oportunidade de falar pessoalmente com Obama e Dilma. “Expliquei que era do Paraná e falei sobre Itaipu”, disse o parlamentar. “Ficou bem claro que ele é uma figura carismática. Foi sempre atencioso com todos. Além disso, tem a Michelle, que é uma mulher bonita, que chama a atenção.”
http://blogdajoice.com/joice/

Nenhum comentário:

Postar um comentário