quarta-feira, 20 de março de 2013

Francisco confirma participação na Jornada Mundial da Juventude e visita ao Santuário de Aparecida



A presidenta Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado a ser recebida pelo papa Francisco após a missa inaugural do pontificado. Segundo Dilma, o fato foi destacado pelo próprio papa durante encontro no Palácio Apostólico, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (20). A presidenta ainda revelou que Francisco confirmou presença na Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro, e que pretende visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
“Ele estava me dizendo que ele espera uma presença grande dos jovens na medida em que ele é o primeiro papa, ele é várias coisas primeiro: ele é o primeiro Francisco, o primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro argentino, e ele espera a presença massiva de jovens. (…) Ele vai, logo depois da grande participação dele, ir em Aparecida e até me lembrou que, em 2007, ele esteve em Aparecida e me deu um livro que é a síntese do que eles fizeram em Aparecida em 2007, que foi uma conferência de bispos latino-americanos”, afirma.
A presidenta também voltou a destacar a importância do compromisso do papa com os pobres e com as populações mais fragilizadas. Para Dilma, essa postura faz com que a relação com o Brasil ganhe em importância, já que o governo vem focando, nos últimos dez anos, a superação da pobreza extrema.
“Ele é uma pessoa extremamente carismática e, ao mesmo tempo, com um grande compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil uma relação muito importante para nós. Porque o governo brasileiro vem nos últimos 10 anos, a partir do Lula, focando a questão da superação da pobreza. E é uma política de estado, eu inclusive, expliquei para ele como é que nós estamos, e ele conhecia bastante bem, não houve nenhuma surpresa da parte dele, ele sabia o que nós estávamos fazendo”, completa.
O papa, segundo Dilma, ainda se solidarizou com as vítimas da tragédia em Santa Maria (RS) e disse que o Brasil demonstrou força e ternura.
“‘Eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria e acho que a gente tem na vida que demonstrar força e ternura. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura’. Eu fiquei muito agradecida também e acho que ele será um papa muito importante para o momento em que todos nós vivemos”, disse.
Por fim, Dilma Rousseff afirmou que a Argentina está de parabéns pela escolha do papa Francisco e brincou ao responder a pergunta de um jornalista argentino sobre o encontro.
“Olha, vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora a gente sempre diz “o papa é argentino, mas Deus é brasileiro”, finaliza. http://blog.planalto.gov.br/

segunda-feira, 18 de março de 2013

Em um ano no Senado, Sérgio Souza fez mais pelo Paraná que Álvaro Dias em 20 anos



A comparação é feita por empresários e políticos paranaenses

Resultados práticos do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) surpreendem paranaenses; em menos de dois anos desencalhou proposta de criação do TRF que estava parada no Congresso Nacional há mais 10 anos. Gleisi Hoffmann, a titular da cadeira, se diz orgulhosa. A título de comparação, o senador tucano Álvaro Dias esta há 20 anos no Senado.
Resultados práticos do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) surpreendem paranaenses; em menos de dois anos desencalhou proposta de criação do TRF que estava parada no Congresso Nacional há mais 10 anos. Gleisi Hoffmann, a titular da cadeira, se diz orgulhosa. A título de comparação, o senador tucano Álvaro Dias esta há 20 anos no Senado.
 De repente, os paranaenses descobriram na semana passada que tem um novo senador. Trata-se do advogado Sérgio Souza (PMDB), aquele que não faz barulho, suplente da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT). O peemedebista assumiu o cargo em junho de 2011.
A descoberta repentina deu-se pelos resultados práticos que o parlamentar apresentou no Senado, a favor do Paraná, em pouco mais de um ano no exercício do mandato. É o caso da aprovação do Tribunal Regional Federal (TRF), projeto que estava há mais de 10 anos parado no Congresso Nacional (veja o vídeo abaixo).
A título de comparação, a produtividade de Sérgio Souza em 1 ano e nove meses é superior a do também paranaense Álvaro Dias (PSDB), ex-líder da oposição, que está no Senado há 20 anos. A confrontação entre ambos os senadores vem sendo feita por empresários e políticos paranaenses.
O tucano foi eleito para o Senado, pela primeira vez, em 1982 (deixa a cadeira em 86 para disputar o governo do Paraná); depois foi eleito em 1998 e reeleito em 2006. Cada mandato de senador tem oito anos.
Assista ao vídeo em que o senador Sérgio Souza fala ao programa “Bom Dia Paraná”, na RPCTV/Globo, nesta segunda-feira (18), sobre a criação do TRF no estado:

quinta-feira, 7 de março de 2013

Chávez será embalsamado e terá urna de cristal

:



Segundo o governo venezuelano, 33 líderes estrangeiros confirmaram presença na cerimônia fúnebre oficial de Hugo Chávez; entre eles está a presidente Dilma Rousseff e diversos líderes sul-americanos; presidente em exercício da Venezuela, Nicolás Maduro informou que o corpo de Chávez será embalsamado, "para que possa ser visto eternamente em uma urna de cristal"   www.brasil247.com

Dilma Rousseff chega à Venezuela para prestar homenagem a Hugo Chávez

A presidenta Dilma Rousseff chegou nesta quinta-feira (7) a Caracas, na Venezuela, para participar das últimas homenagens a Hugo Chávez. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dom Odilo discursa na Congregação Geral. Cardeais se reúnem para oração pela Igreja


 congregacoes.03Terceiro dia de Congregações Gerais para os membros do Colégio Cardinalício, na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano. Assim como na terça, a Congregação desta quarta foi realizada somente pela manhã.
No total, 33 cardeais fizeram pronunciamentos nas Congregações, entre eles o Arcebispo de São Paulo, Card. Odilo Scherer. Vários temas foram tratados, como atividade da Santa Sé e dos diferentes dicastérios e, sobretudo, a exigência da nova evangelização. Os cardeais se interrogam sobre como anunciar o Evangelho de modo positivo e propositivo.
Na tarde desta quarta-feira, às 17h, por iniciativa dos cardeais haverá um momento de oração pela Igreja no Altar da Cátedra da Basílica Vaticana. A celebração terá início com a oração do Terço e dos mistérios gloriosos em latim e italiano; seguirá a exposição do Santíssimo e um breve tempo de adoração, depois as Vésperas. Por fim, a bênção eucarística será concedida pelo Arcipreste da basílica, Card. Angelo Comastri.
De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Sata Sé, padre Federico Lombardi, ainda não há uma data definida para o início do Conclave.  http://www.cnbb.org.br

Com salva de 21 tiros, começa despedida a Hugo Chávez

População venezuelana chora a morte de seu líder revolucionário Hugo Chávez. Imagens NYT/AFP.
População venezuelana chora a morte de seu líder revolucionário Hugo Chávez. Imagens NYT/AFP.



da EFE

 A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) da Venezuela começou nesta quarta-feira a despedida ao falecido presidente, Hugo Chávez, com uma salva de 21 tiros de canhão às 8h locais (9h30 de Brasília) e anunciou que ‘a cada hora será disparado um tiro de canhão’ até que seu corpo seja sepultado na próxima sexta-feira.
O comandante do Comando Estratégico Operacional (CEO) da FANB, general Wilmer Barrientos, lembrou hoje ao canal estatal ‘VTV’ que a ordem respectiva foi transmitida pelo ministro da Defesa, almirante Diego Molero.
O almirante e ministro revelou ontem à noite que ‘não haverá marchas (militares) fúnebres’ e que, em troca, ‘serão rendidas homenagens com as marchas militares que o enchiam de força em vida e estimulavam o espírito pela pátria’. (mais…

‘Não mandei, mas aceitei’, diz Bruno sobre morte de Eliza Samudio

 



O ex-goleiro Bruno durante seu julgamento no fórum de Contagem (MG) Veja mais sobre o julgamento (Marina Gama).
Da Folha de S.Paulo:
O goleiro Bruno Fernandes Souza afirmou na tarde desta quarta-feira que apenas depois do crime soube, por seu ex-assessor Luiz Henrique Romão, o Macarrão, que Marcos Aparecido, conhecido pelo apelido de Neném, havia sido contratado para matar sua ex-amante Eliza Samudio, e que então, ele aceitou.
“Não mandei, mas aceitei”, disse Bruno durante depoimento no Fórum de Contagem (MG), nesse terceiro dia de julgamento. O jogador é acusado de envolvimento na morte de Eliza, em junho de 2010. Ainda em depoimento, ele afirmou mais cedo, pela primeira vez, que ela está morta e que Macarrão participou do crime.
Leia Mais »