quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pessuti obtém vitória histórica no Senado; Paraná livre da multa do Banestado

Paraná se livra de multa graças a projeto de Osmar Dias

Liderança do governador foi fundamental para unir a bancada federal.


O governador do Paraná Orlando Pessuti (PMDB) começou esta semana e completa o primeiro mês no Palácio das Araucárias com o pé direito. Veja se eu tenho razão, caro leitor.

O Senado Federal acabou de aprovar o projeto de lei de autoria do senador Osmar Dias (PDT) que manda para as calendas a multa mensal de R$ 7 milhões aplicada pela Secretaria Nacional do Tesouro (SNT) em virtude da privatização do Banestado.
Com a publicação do resultado da votação, o Paraná terá imediata restituição de R$ 260 milhões que foram retidos pela União. Esse dinheiro poderá ser investido em obras de infraestrutura.
A vitória obtida pelo governador Pessuti e pelo senador Osmar Dias neste início de noite é de importância histórica para o Paraná.
“Dia de gloria para o Paraná. Foi aprovada em plenário, aqui no Senado, a resolucao que livra o Parana da multa do Banestado”, tuitou eufórico o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB), que acompanha Pessuti no périplo em Brasília  .http://www.esmaelmorais.com.br/

terça-feira, 27 de abril de 2010

Jornalista lança livro sobre Educomunicação, em Foz

O evento será no anfiteatro da faculdade e contará com noite de autógrafos


O jornalista formado pela UDC, Diego Canever, estará lançando no dia 07 de maio o livro “Educomunicação – Um binômio perfeito”, através da editora Dices de Cascavel. A cerimônia de lançamento com noite de autógrafos será a partir das 21h no anfiteatro da faculdade e é destinado para alunos e professores tanto de cursos de comunicação quanto para cursos de licenciatura.
Diego Canever iniciou suas pesquisas em Educomunicação ainda na faculdade de jornalismo, onde implantou um projeto de Rádio-Escola como Trabalho de Conclusão de Curso em colégios estaduais de São Miguel do Iguaçu, sob orientação da professora mestre Sônia Mendonça. Este projeto fez com que o jornalista se aprofundasse nos estudos sobre as práticas educomunicativas, através de leituras segmentadas especificamente em livros da autora Ângela Schaun e publicações do professor doutor Ismar Soares. “Educomunicação é um campo de convergência entre a comunicação e a educação e busca a ressignificação de espaços comunicativos, a fim de gerar as multivocalidades do discurso”, comenta o jornalista e escritor.
“Este binômio formado por estas duas áreas estuda a comunicação como fator estruturador das relações sociais através da interação humana. Esta interação dentro da abordagem educomunicativa com culturas diferenciadas cria um novo campo ideológico para a construção de novas práticas discursivas, ou seja, diferentes discursos dentro de diferentes culturas gera a formação polifônica para a ressignificação de um discurso hegemônico, que legitima a demanda do poder comunicacional, cria realidades e forma agentes ativos na congruência humana através do exercício da identidade”, ressalta o escritor.
O livro traça a educomunicação como uma metodologia de ensino e, segundo o jornalista, é uma proposta para professores que almejam uma educação com excelência a partir da democratização do espaço educacional e da utilização e consumo dos veículos de comunicação de massa. A preocupação do escritor foi na busca por uma linguagem simples e universal, uma estética diferenciada na diagramação que proporciona o prazer pela leitura, além de uma abordagem rápida e simples sobre o assunto, onde o leitor pode entender sobre educomunicação através da leitura de poucas páginas.
“Gostaria de convidar a todos para participarem do lançamento deste e compreenderem através do livro os fatores que fazem a educação e a comunicação formarem um binômio perfeito”, convida o escritor.
Atualmente, Diego Canever está cursando Letras- Português e Inglês na UDC e estará no mês de junho ministrando palestra e oficina de educomunicação no primeiro encontro entre comunicação e educação, em Londrina, pela Faculdade Pitágoras.
(Divulgação)  http://megafone.in.br/

“Tomo banho de água benta antes de chegar à Assembleia”, revela Raphael Greca

O deputado estadual Raphael Greca (PMDB), que assumiu o mandato na semana passada no lugar do ex-deputado Mauro Moraes (PSDB), cassado por infidelidade partidário, informou ao blog nesta terça-feira (27) que o clima anda muito carregado na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Eu tomo um banho de água benta antes de chegar à Assembleia”, disse Greca, que revelou ter encomendado um balde de água benzida junto ao padre Reginaldo Manzoti.O ex-prefeito de Curitiba se se refere aos escândalos dos “diários secretos” que, segundo o parlamentar peemedebista, deixou a maioria dos colegas como se fossem verdadeiros “zumbis”.http://www.esmaelmorais.com.br/

Paraguai prende brasileiros por ataque, diz jornal

Detidos seriam suspeitos em atentado contra senador aliado do governo em cidade na fronteira do brasil

Carro do senador foi alvejado na segunda-feira
Foto: Reuters


O chefe de polícia do Departamento de Amambay, Francisco González, confirmou nesta terça-feira a detenção de dois brasileiros de São Paulo suspeitos de envolvimento no ataque realizado na segunda-feira contra o senador liberal Robert Acevedo, partidário do governo. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal paraguaio La Nación, citando informações da rádio 1º de Março.

Segundo o jornal, González afirmou à rádio que os cidadãos brasileiros são do Estado de São Paulo e seriam fugitivos de oprações em favelas no Brasil. Durante as detenções, também teriam sido confiscados carros com chapas do Estado.
O ataque causou a morte do motorista e de um guarda-costa de Acevedo, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA). A ação aconteceu no centro da cidade Pedro Juan Caballero, a cerca de 550 quilômetros de Assunção, na fronteira com o Brasil. A região, onde operam grupos de narcotraficantes, vigora um estado de exceção há dois dias.
O senador, que segundo pessoas próximas havia recebido ameaças de morte por denúncias contra narcotraficantes, estava hospitalizado em uma clínica da cidade, segundo a rádio Ñandutí.
Pedro Juan Caballero é a capital do Departamento (Estado) de Amambay, um dos cinco Departamentos do Paraguai onde desde sábado há um estado de exceção para facilitar o combate à guerrilha Exército do Povo Paraguaio, grupo armado de esquerda apontado como responsável por sequestros, assassinatos e ataques a delegacias.
Os demais Departamentos são San Pedro, Concepción, Alto Paraguay e Presidente Hayes. O estado de exceção vale por 30 dias e sua aprovação foi pedida ao Congresso pelo presidente Fernando Lugo. http://ultimosegundo.ig.com.br/

Morre ex-primeira dama Nice Braga

Será enterrada hoje a ex-primeira dama do Paraná, Nice Braga. Ela morreu ontem à noite devido a complicações renais. A esposa do ex-governador e ex-senador Ney Braga estava internada há uma semana no hospital Santa Cruz, em Curitiba. O velório acontece desde às 7h30 na capela 3 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. O enterro será às quatro horas da tarde, no Cemitério Municipal. Nice Braga tinha 82 anos. Durante a vida, ela se dedicou à filantropia e colaborou com a Legião Brasileira de Assistência. Ney Braga, que morreu em 2000, foi governador do Paraná por dois mandatos. O primeiro em 1961 e o segundo em 1979. http://blogdajoice.com/

segunda-feira, 26 de abril de 2010

VICE PRESIDENTE DA VILA PAZZA MORRE EM ACIDENTE NA BR 277

ELOI DUTRA DO AMARAL MOREU NA MADRUGADA DE SÁBADO  EM UM ACIDENTE DE MOTO NA BRR 277. COM ELE ESTAVA SEU FILHO MAIS NOVO QUE ESTA HOSPITALIZADO, DUTRA ERA O ATUAL VICE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO VILA PAZZA. O CORPO  FOI VELADO NA CAPELA MOTUARIA DA CIDADE ATOS FUNEBRES ACONTECERAM NA MANHA DESTA SEGUNADA -FERIA E SEPULATADO NO CEMITERIO MUNICIPAL. O TAPETE NEGRO CONTINUA CEIFANDO VIDAS ATÉ  QUANDO?

domingo, 18 de abril de 2010

DEZ REGRAS PARA IMPLANTAR UMA DITADURA, PELA VIA PACÍFICA

Luiz Sergio



1.Controlar politicamente o judiciário

2.Desmoralizar o congresso

3.Amordaçar o ministério público

4.Arrochar a coleta de impostos de toda a ordem

5.Valer-se de dossiês para impor a vontade a banqueiros, empresários e adversários políticos

6.Direcionar a produção artística e cultural; controlar a imprensa e a internet

7.Instalar núcleos de ativistas em todos os órgãos da administração pública

8.Promover a instabilidade no campo

9.Desmoralizar e desmantelar as forças armadas, criando forças paralelas

10.Desarmar a população


Luiz Hutner

Veja essa. Qualquer semelhança… Ou seria mera coincidência?


via blog do Josias de Souza

Assembleiagate: estudantes dizem que sede da UPE foi depredada em retaliação; líderes convocam coletiva às 11h30 no local

* Dirigentes estudantis concedem entrevista coletiva daqui a pouco, às 11h30, na sede da UPE


Prédio histórico da UPE amanheceu depredado; nada foi roubado


O prédio histórico da União Paranaense dos Estudantes (UPE), que fica na Rua Carlos Cavalcanti, 1157, esquina com a Rua João Manoel, no bairro São Francisco, em Curitiba, foi alvo de invasão e depredação.
O diretor de políticas educacionais da UPE e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Adriano Soares de Matos, mais conhecido como Mu, acredita que a ação de vandalismo ocorreu em retaliação à ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná liderada pelas entidades estudantis.
Segundo Mu, as vidraças foram totamente quebradas e nada foi .roubado da UPE. Lá no prédio tem vários móveis e equipamentos de informática.
“A nossa sede da UPE foi violada nesta madrugada e nada foi roubado. Acreditamos que se trata de uma ação de retaliação ao movimento estudantil, que lidera a luta contra a corrupção na Assembleia”, acusa o dirigente.

Carajás e Tapajós podem ser os novos Estados do Brasil

Denise Madueño para O Estado de S.Paulo


A Câmara está na iminência de permitir a criação de mais dois Estados no País. Carajás e Tapajós podem surgir retirando a região sul e sudeste do Pará e a divisa do Estado com o Amazonas. Na noite de quarta-feira, deputados aprovaram requerimento para votar em regime de urgência os dois projetos para haver plebiscito nos municípios envolvidos, passo decisivo no processo de formação dos Estados. A decisão dos parlamentares sinaliza para aprovação dos projetos.
Pelas regras na Câmara, é mais difícil conseguir o regime de urgência – mínimo de 257 votos a favor com registro nominal – do que aprovar esse tipo de projeto, com maioria simples e sem exigência de registro de votos.
Os projetos de decreto legislativo, já aprovados pelos senadores, podem entrar na pauta ainda em abril. Concluída a votação na Câmara, serão promulgados, sem necessidade de sanção do presidente da República. E os plebiscitos devem ocorrer em 2011.
Se o resultado da consulta popular for positivo, um projeto de lei complementar terá de ser votado para disciplinar a forma de criação dos Estados. A votação na quarta-feira passada foi apertada e os projetos passaram quase no limite de votos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Três mil nas ruas de Curitiba contra a corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná

O movimento suprapartidário “Caça-Fantasmas” está marchando nas ruas centrais de Curitiba contra a corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná. Uma passeata com três mil pessoas está chegando neste momento nas esquinas das ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto.

Organizado pela União Paranaense dos Estudantes (UPE) e União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), a manifestação está contando com a participação de vários movimentos sociais, como MST, CUT, CTB, igrejas, associações e partidos políticos (PT, PCdoB, PPS e PV).
A marcha dos “Caça-Fantasmas” deverá seguir logo mais rumo à Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico, onde pedirá que o presidente e o primeiro-secretário, deputados Nelson Justus (DEM) e Alexandre Curi (PMDB), respectivamente, deixem a mesa diretora da Casa.http://www.esmaelmorais.com.br/

Justiça suspende leilão e licença da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará

Do UOL Notícias

A Justiça Federal determinou hoje a suspensão da licença prévia da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e o cancelamento do leilão, marcado para a próxima terça (20). A liminar foi concedida pelo juiz Antonio Carlos de Almeida Campelo em ação civil pública do Ministério Público Federal.
Segundo o juiz, há “perigo de dano irreparável” se comprovado que já há irregularidades na licitação, como alega o MPF. “Resta provado, de forma inequívoca, que o AHE Belo Monte explorará potencial de energia hidráulica em áreas ocupadas por indígenas que serão diretamente afetadas pela construção e desenvolvimento do projeto”, diz o juiz na decisão.
Além de suspender a licença prévia e cancelar o leilão, o juiz ordenou que o Ibama se abstenha de emitir nova licença, que a Aneel se abstenha de fazer novo edital e que sejam notificados o BNDES e as empresas Norberto Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Vale do Rio Doce, J Malucelli Seguradora, Fator Seguradora e a UBF Seguros.

Regina Pessuti também aposta no estilo conciliador

Foto Marcia Toccafondo

A primeira dama do Paraná , Regina Pessuti, não brinca em serviço. Logo que assumiu o posto tratou de ajudar a marcar as diferenças de estilo do governo de Pessuti com o de Requião. Hoje recebeu cerca de 50 jornalistas no Palácio das Araucárias, todas mulheres, para um almoço. Mas antes bateu papo. Falou um pouco de quem é e do que pretende nesses nove meses de governo. O que ficou claro é que Orlando Pessuti não exagerou quando disse que toma todas as decisões junto com Dona Regina. Casada há 30 anos com o governador Orlando Pessuti e formada em 3 faculdades, Química, Geografia e Direito. A mulher é forte, decidida e não desiste fácil. Entre os projetos que pretende iniciar estão o restaurante escola que deve ser instalado no Palácio das Araucárias, concursos valorizando as culturas regionais, além do uso da música e teatro para incentivar o civismo. Durante a reunião ela disse ainda que não vai mudar o estilo de vida apenas porque virou primeira-dama e que continuará sendo uma mulher simples. Em tom de brincadeira, ela ainda garantiu que não manda no marido, como todo mundo acredita por aí. Não sei não…


Mais fotos do almoço http://www.marciatoccafondo.blogspot.com/
http://blogdajoice.com/joice/

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pessuti demite o núcleo duro do ex-governador Requião

Orlando Pessuti deverá completar a equipe de governo até segunda-feira.

O governador Orlando Pessuti (PMDB) demitiu na noite desta segunda-feira (12) todo o núcleo duro do ex-governador Roberto Requião (PMDB).
Pessuti pediu para Rogério Tissot (Transportes), Rafael Iatauro (Casa Civil), Luiz Fernando Delazari (Segurança), Benedito Pires (Comunicação) entregassem os cargos.
Há expectativa que outros requianistas, a título de solidariedade, peçam exoneração dos cargos, entre eles o Ouvidor Geral, Luiz Carlos Delazari, e o secretário da Fazenda, Heron Arzua.
Lúcia Arruda (Provopar), Maristela Requião (Museu Oscar Neimeyer) e Carlos Frederico Marés (Procuradoria Geral) também podem entregar o boné.
O ex-governador Requião, que está em férias na ilha de Fernando de Noronha, chega amanhã em Curitiba. No Centro Cívico, o clima é de guerra geral e irrestrita.
Pelo Twitter, Requião limitou-se a dizer: “quer conhecer o vilão de o bastão”.  http://www.esmaelmorais.com.br/

“Quer conhecer o vilão, dê-lhe o bastão”, diz Requião, o furioso

Pelo Twitter, Requião disparou: “quer conhecer o vilão de o bastão” (sic), referindo-se ao governador Orlando Pessuti que assumiu o cargo e está demitindo uma penca de membros do governo fiéis a Requião.

Requião foi mais longe e iniciou as ameaças: “Se o Pessuti nao se viabilizar em trinta dias nosso PMDB deve costurar uma aliança que garanta as linhas básicas de nosso governo.”
E insinuou que a atitude do sucessor tem a ver com seu desafeto Osmar Dias: “Osmar repete o Mantra da Rainha Vermelha para Pessuti: cortem as cabeças. Espera assim que Pessuti perca apoio na convenção do PMDB.” http://www.fabiocampana.com.br/

domingo, 11 de abril de 2010

Osmar diz que não cai em conversa de boteco; assista


O senador Osmar Dias, pré-candidato do PDT ao governo do estado, em entrevista ontem, em Londrina, disse novamente que o compromisso de a “grande aliança” de 2006 e 2008 foi rompido.
Ele afirmou que espera contar com o apoio do homem do voto limpo, Rubens Bueno (PPS).
Osmar criticou os petistas que estariam disparando contra ele ataques via Twitter. “Não vou transformar essa discussão em conversa de boteco”.
O pré-candidato do PDT assegurou que continua tratando a aliança com o PT diretamente com o presidente Lula.
“Eu saio candidato ao governo do estado com ou sem o PT”, asseverou Osmar.
O pedetista também discorreu sobre a amizade com o governador Orlando Pessuti (PMDB) e da vontade de ganhar o apoio dos peemedebistas na corrida pelo Palácio Iguaçu. http://www.esmaelmorais.com.br/

Pessuti decreta luto oficial de três dias pela morte do presidente da Polônia


O governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), decretou neste sábado (10) luto oficial de três dias pela morte do presidente polonês Lech Kaczynski e de outras 95 pessoas em acidente aéreo.

Pessuti disse que o decreto oficial é uma medida de solidariedade do Governo do Paraná com o povo polonês.
Segundo o governador, a comunidade polonesa em Curitiba e no Paraná é a maior do país.
No próximo dia 15, em Brasília, Pessuti fará uma visita à embaixada da Polônia. http://www.esmaelmorais.com.br/

sábado, 10 de abril de 2010

Presidente polonês morre em desastre de avião

Provável causa do acidente pode ter sido um forte nevoeiro

Foto por Srdjan Zivulovic/Reuters
A Procuradoria Geral da Rússia confirmou que o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, de 60 anos, estava a bordo do avião que se acidentou neste sábado (10) na cidade russa de Smolensk, a 400 km a oeste de Moscou. Não houve sobreviventes.

O Comitê de Investigação da Procuradoria informou que 132 pessoas estavam a bordo do avião, entre elas Kaczynski.
O acidente aconteceu no meio de um denso nevoeiro depois que o piloto do avião rejeitou sugestões de desviar o voo até Moscou ou Minsk, a capital de Belarus.
Kaczynski se dirigia à localidade russa de Katyn para prestar homenagem aos milhares de oficiais poloneses executados em 1940 pelos serviços secretos soviéticos.
A Polônia é um regime parlamentarista, ou seja, o presidente tem a função de um chefe de Estado. O líder do governo é o primeiro-ministro, que atualmente é ocupado por Donald Tusk.
Kaczynski foi eleito em 2005 e pretendia concorrer a reeleição este ano. O possível adversário do presidente seria Bronislaw Komorowski, candidato do atual primeiro-ministro.
http://noticias.r7.com/

Três municípios do Paraná elegem prefeitos neste domingo

EVANDRO FADEL – Agência Estado

Os eleitores de três municípios paranaenses retornam às urnas no domingo para eleger os prefeitos que tomarão conta das cidades até o fim de 2012. Os eleitos em 2008 – Hélio Parzianello (PSDB) em Enéas Marques, Erivaldo Lourenço da Silva (PMDB) em Ângulo e Pedro Júnior Anselmo de Assis (PMDB) em Doutor Ulysses – foram cassados pela Justiça sob acusação de compra de votos e abuso do poder econômico.
Em Enéas Marques, cidade localizada no sudoeste do Estado, a 480 quilômetros de Curitiba, o candidato derrotado por apenas quatro votos em 2008, Valmor Vanderlinde (PP), está de volta à disputa pelos votos de cerca de 4,6 mil eleitores contra o filho do eleito cassado, Maikon Parzianello (PSDB). A cassação aconteceu no fim do ano passado e, desde então, a prefeitura é comandada pelo presidente da Câmara, Lucí Menin (PMDB). A Justiça Eleitoral pediu reforço no policiamento.
Em Ângulo, a 440 quilômetros de Curitiba, no noroeste do Paraná, o presidente da Câmara, Moisés Gomes da Silva (PP), que assumiu após a cassação, é um dos que pleiteiam o cargo de prefeito. Contra ele disputa o candidato derrotado em 2008, Toninho Romano (PDT), que perdeu por apenas 88 dos pouco mais de 2,4 mil votos do município.
Já em Doutor Ulysses, a 115 quilômetros da capital do Estado, no leste paranaense, o voto dos cerca de 4,5 mil eleitores é disputado pelo presidente da Câmara e prefeito interino, Josiel do Carmo dos Santos (PR), e pelo candidato derrotado nas últimas eleições, por 198 votos, José Sertão (PSDB).

PT de Matelândia vai ter nova executiva

O partido dos trabalhadores de Matelandia, nos proximos dias vai ter nova diretoria executiva.
O jornalista Neuri Prymel filiado do partido esta  conversando com filiados buscando apoio para presidir a legente na cidade. Seu nome  vem surgindo naturalmente como uma nova liderança na cidade ele tem bom relacionamento com todoas os setores da sociedade ,  os integrantes do partido poderão conduzir um jovem na liderança  da legenda que  vai preparar o partido para as eleições  deste ano  e fortalecer  para o pleito municipal.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Assembleiagate: Estudantes e MST se unem contra a corrupção na Assembleia do Paraná

* Orlando Pessuti receberá MST no Palácio das Araucárias

A mesma turma que salvou a Copel da privatização em 2001 vai se unir outra vez.



Paira sobre a Assembleia Legislativa do Paraná a Lei de Murphy, segunda qual “se alguma coisa pode dar errada, com certeza dará”. Ou seja, tudo pode piorar nos próximos naquelas bandas do Centro Cívico.

Veja, caro leitor, se eu não tenho razão. Acabei de receber um telefonema informando que o movimento estudantil estará junto com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) numa marcha contra a corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná.
A megamanifestação deverá ocorrer na semana que vem, mais precisamente no dia 15 de abril. A coisa promete ser muito grande.
O MST tem calendário de luta nacional, mas está propenso a pedir ao lado dos estudantes e de vários sindicatos o afastamento da mesa diretora da Assembleia em virtude da existência de funcionários fantasmas, desvio de dinheiro público, diários secretos, entre outras picaretagens denunciadas pelo jornal Gazeta do Povo e RPC TV.
Em 2001, graças à união entre MST e estudantes é que a Assembleia foi ocupada e a venda da Copel (Companhia Paranaense de Energia) não prosperou. Não é descarta a hipótese de ocupação do parlamento como ocorrera há 9 anos, agora em nome da dignidade e contra a corrupção na política.
Se por um lado será cacete nos deputados atolados nos escândalos, por outro, Orlando Pessuti (PMDB) será “só Love” com o MST. O coordenador nacional do Movimento, Roberto Baggio, foi quem agendou pessoalmente o encontro com o novo governador antes mesmo da posse. http://www.esmaelmorais.com.br/

Aliança entre PDT e PT segue truncada


Não há indicativos no horizonte próximo de entendimentos entre petistas e pedetistas no Paraná.

O imbróglio é o seguinte: o PT aposta na aliança com o senador Osmar Dias, do PDT, há mais de um ano, que mesmo diante de um namoro firme flertou com outras agremiações.
Os petistas deixaram o projeto eleitoral próprio no estado para apostar tudo em Osmar, que agora ameaça a possibilidade de o partido eleger Gleisi Hoffmann ao Senado.
PDT quer Gleisi na vice. Se a formatação da chapa for diferente, os gaudérios desconfiam que o PT pretende rifar Osmar na primeira esquina. Espalham, inclusive, que há um acordo tácito entre petistas e o tucano ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa.
Gleisi, por sua vez, garante que não abre mão de disputar o Senado. Ela também afirma que a direção nacional não intervirá no diretório estadual do PT no Paraná http://www.esmaelmorais.com.br/
Gleisi diz que segue orientação partidária.

Osmar na vice de Pessuti?

Será que Osmar Dias toparia a vice na chapa de Orlando Pessuti?


Os novos estrategistas Palácio das Araucárias observam com muita atenção o entrevero entre Gleisi Hoffmann (PT) e o senador Osmar Dias (PDT).

Se confirmado o rompimento da aliança entre petistas e pedetistas, fato esse que poderá comprometer as candidaturas tanto de Osmar para o governo quanto de Gleisi para o Senado, pessutistas se animarão a fazer propostas “irrecusáveis” para todos.
Veja o que pensam os estrategistas: Pessuti está indo para reeleição, portanto, se vencer, não poderá concorrer a novo mandato como governador. Logo, quem topar a vice dele tem chances reais de sucedê-lo no Palácio Iguaçu em 2014.
Nessa engenharia, a vice de Pessuti ficaria com Osmar; Gleisi e Requião (PMDB) concorreriam ao Senado; Dilma Rousseff também teria o palanque garantido no Paraná com esta formatação.
Resumo da ópera: diante da perspectiva de enfrentar tempestade na tentativa de reeleição ao Senado, Osmar adiaria o projeto de ocupar o Palácio Iguaçu por mais quatro anos. Será que ele aceita isso?
http://www.esmaelmorais.com.br/

terça-feira, 6 de abril de 2010

Osmar pede cancelamento de reunião com PT

Osmar Dias e Gleisi Hoffmann podem disputar a mesma vaga ao Senado.


Hoje à noite aconteceria, em Brasília, uma reunião entre a cúpula nacional do PT e o senador Osmar Dias (PDT) para discutir a estratégia eleitoral no Paraná.

Aconteceria. Na manhã desta terça-feira (6), o senador pedetista telefonou ao presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, para questioná-lo a respeito das articulações com os partidos da base do presidente Lula.
Mais precisamente, Osmar perguntou se Gleisi Hoffmann havia aceitado concorrer na vice da chapa dele. Com a negativa do presidente petista, o senador pediu para cancelar a reunião.
“Com a negativa do PT não há motivação para a reunião acontecer”, disse.http://www.esmaelmorais.com.br/

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pessuti agradece à Santa Rita e anuncia campus da UEM para o Vale do Ivaí

Pessuti cumpriu a promessa feita por Dona Regina. Em Lunardelli, agradeceu à Santa Rita de Cássia a graça do cargo que agora ocupa. Aproveitou a ocasião e o lugar para anunciar novo campus da Universidade Estadual de Maringá na região.

“Este é um sonho que acalento há 27 anos e que agora cabe a mim, como governador. Eu não consegui durante 20 anos como deputado nem durante sete anos como vice-governador, e espero que nos primeiros sete dias ou sete semanas eu possa estar aqui cumprindo um compromisso que assumi com o Vale do Ivaí, em especial Ivaiporã, que é trazer o ensino superior gratuito através de um campus universitário”. http://www.fabiocampana.com.br/

Vox Populi: Serra lidera e Dilma volta a crescer

Alvaro debate eleições com Pessuti

Alvaro Dias trabalha nos bastidores para esvaziar tucano Beto Richa.

 
O senador Alvaro Dias (PSDB) esteve na manhã desta segunda-feira (5), no Palácio das Araucárias,reunido com o governador Orlando Pessuti (PMDB).

Esta foi a primeira agenda entre ambos desde que Pessuti assumiu definitivamente o governo na última quinta-feira (1).
Oficialmente, Alvaro debateu com o governador os interesses do Paraná em Brasília, tais como a extinção das multas da Secretaria do Tesouro Nacional oriundas da privatização do Banestado.
Extraoficialmente, Pessuti e Alvaro conversaram muito sobre as eleições. O tucano e o peemedebista conjecturaram possíveis acordos tácitos para deixar o adversário comum — ex-prefeito Beto Richa (PSDB) — de fora do segundo turno. http://www.esmaelmorais.com.br/

A charge do dia: Lula presenteia Dilma com ovo de PAC

Charge de Clayton, no jornal O Povo (CE).

http://www.esmaelmorais.com.br/

Segundo Vox Populi, Dilma Rousseff subiu mais 4 pontos

* Petista está tecnicamente empatada com tucano

Dilma avança firme sobre tucano
Pesquisa divulgada neste sábado pelo instituto Vox Populi mostra que o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, se mantém na liderança. Dilma Rousseff, do PT, volta a crescer e reduziu a diferença para apenas três pontos percentuais.
O ex-governador de São Paulo aparece com 34 por cento das intenções de voto, mesmo percentual de janeiro. A ex-ministra da Casa Civil Dilma Roussef, do PT, subiu quatro pontos percentuais e segue na segunda posição, com 31%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ciro Gomes, do PSB, vem em terceiro lugar, com 10%. Marina Silva, do PV, está em quarto lugar com 5% das intenções de voto. Votos nulos e brancos somam 7%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Sem Ciro

Em um cenário sem Ciro Gomes, Serra aparece com 38%. Dilma vem a seguir, com 33% e é seguida por Marina Silva, com 7% das intenções. Brancos e nulos contabilizam 7%, enquanto os que não quiseram ou não souberam responder somam 15%.
via Portal da Band.http://www.esmaelmorais.com.br/

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PT tem até segunda para buscar aliados e garantir Osmar Dias na disputa

Terminou agora há pouco a reunião entre o Presidente Lula e o Senador Osmar Dias. Também participaram da conversa a portas fechadas os Ministros Paulo Bernardo (PT), Carlos Lupi (PDT) e o presidente do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra. Foram quase três horas de conversas e o resumo da ópera é que as responsabildiades foram divididas, os papéis definidos e Osmar Dias fez suas exigências, diretamente ao Lula, para sair candidato. A principal delas é trazer os partidos da base para reforçar a chapa. O PT tem até segunda-feira para botar a tropa da articulação na rua e tentar convencer PP e PMDB a integrar a aliança em torno de Osmar Dias. Já o senador fica com a missão de trazer o PPS para grupo. Osmar Dias cobrou esforço do Partido dos Trabalhadores. A missão não é fácil, em especial quando o assunto é o PMDB. A petezada acredita que Pessuti não vai desistir da candidatura, mas como diz o ditado, quem não chora não mama. Com o PP e o PPS a conversa é mais fácil. O resultado do corre-corre partidário será discutido de novo, entre Osmar e Lula na próxima segunda-feira, 05, modos que a tigrada vai ter que arregaçar as mangas e trabalhar no feriadão. Osmar Dias ouviu mais uma promessa do Lula, dessa vez olho no olho. O mais eficiente dos cabos eleitorais garantiu dar total apoio à candidatura de Osmar, caso a aliança seja realmente fechada, e participar diretamente da campanha. Agora é esperar para ver porque até segunda-feira Osmar Dias faz boca de siri. http://blogdajoice.com/joice/

Orlando Pessuti assume governo do Paraná

Com muitos acenos, cumprimentos de mão e até empunhando o microfone para acompanhar o coral, o governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), foi empossado no cargo, no início da noite de hoje. “Espero que a gente possa, com muita alegria, com muita harmonia e, acima de tudo, com muito trabalho, governar o Estado do Paraná nestes nove meses e nos próximos quatro anos”, disse. Ele é pré-candidato peemedebista ao governo.

Pessuti tem um estilo de convívio pessoal bastante diferente do ex-governador Roberto Requião (PMDB), que deixou o cargo para concorrer a uma vaga no Senado, embora ainda não tenha desistido de colocar o nome à apreciação do PMDB nacional para possível candidatura à Presidência da República. Enquanto Requião tem a rispidez e a ironia cáustica como características, Pessuti é muito bem humorado e procura atender a todos com amabilidade.
novo governador pretende ir, neste fim de semana, ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, no interior do Paraná, agradecer por ter chegado ao cargo. “O sentimento é de que estou cumprindo com o nosso dever e com os compromissos que assumimos com o povo do Paraná”, afirmou. “Quando eu e o Requião fomos às ruas em 2002 e 2003, nós o fizemos tecendo um programa de governo em cima de compromissos que pouco a pouco, um a um, estamos honrando.”
http://www.fabiocampana.com.br/