domingo, 22 de novembro de 2009

Dutra, provável novo presidente do PT, quer aliança com o PMDB

da Folha Online
O ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra (foto) do Sergipe, deixou a presidência da BR Distribuidora para disputar o comando nacional do PT.
Tem o apoio dos principais líderes do partido e conseguiu unir três correntes do partido: Novos Rumos, PT de Lutas e Massas e Construindo um novo Brasil. Dutra defende, antes de tudo, a aliança do partido com o PMDB mas não descarta antigos aliados, como o PC do B e o PSB.
O que Dutra pensa sobre alguns dos principais desafios do partido para as eleições presidenciais de 2010.
Folha Online – Você apoia a escolha do PMDB como principal parceiro para a eleição presidencial de 2010?

José Eduardo Dutra - O fundamental é uma aliança formada por todos os partidos da base aliada ao governo Lula, com base em um programa que expresse as conquistas democráticas e populares, sobretudo os acertos da política econômica que levou ao crescimento sustentável, com inclusão de milhões de brasileiros ao mercado consumidor. É claro que nesse bloco o PMDB ocupa um papel muito importante. É um partido que se formou na luta pela democracia, tem presença institucional e organizativa em todo o país. É um partido que compartilha e participa das decisões do governo Lula. A aliança com o PMDB é estratégica para ganhar e dar governabilidade ao governo da Dilma Rousseff. Como é igualmente importante consolidar a aliança com os partidos de esquerda que tradicionalmente estiveram juntos com o PT, como PDT, PC do B e PSB.

Folha Online – Na sua opinião, quais são os principais desafios que precisarão ser enfrentados pela futura Executiva Nacional do partido?

Dutra – De imediato preparar o partido para as eleições de 2010. Significa consolidar a aliança nacional, ajudar a montar as alianças nos Estados, organizar o PT para enfrentar uma disputa eleitoral que será acirrada. Caso vença a disputa pra presidir o PT, vou aprofundar as discussões com todos os setores dos movimentos sociais. Vamos construir uma aliança com os partidos e com os movimentos organizados para vencer em 2010. A gestão do Ricardo Berzoini à frente do PT tem méritos ao cumprir uma agenda de organização interna, de saneamento das finanças, melhorou a comunicação, deu suporte às secretarias setoriais, cumpriu as tarefas delegadas pelo último Congresso do partido, entre as quais destaco a aprovação do Código de Ética e da escola de Formação. O Ricardo Berzoini vai passar para o próximo presidente ou presidenta um partido com ramificação nacional. A próxima direção deve aprofundar esse legado.

Folha Online – O que o PT precisa fazer para fortalecer e ampliar sua militância?

Dutra - Como já afirmei, o PT é hoje um partido com presença nacional, nas grandes, médias e pequenas cidades. Mas o PT deveria abrir suas sedes nos Estados e municípios para eventos culturais, para promover o debate de temas contemporâneos que não seja apenas a pauta do partido. Melhorar a comunicação é um fator chave para isso. Avançamos com a criação da Rádio/TV web. Agora é dar o outros passos para explorar o potencial de comunicação que a internet oferece. Outro ponto importante é ampliar o conceito de formação política para a política pública e gestão de governo, aliado a temas mais ideológicos, como a história e as posições da esquerda.

Folha Online – Como possível presidente do PT, como orientará a campanha presidencial de 2010?

Dutra – Vamos fazer uma campanha com a participação massiva da militância petista e dos partidos da aliança. O maior patrimônio do PT é a sua militância. Vamos trabalhar para potencializar ao máximo a participação popular na campanha, através de incentivos a grupos de apoio tanto nos locais de moradia como nas categorias profissionais, bem como organizar a campanha nos setores sociais.

Folha Online - Como pretende ampliar a parceria entre PT e movimentos sociais?

Dutra – Vamos manter uma agenda permanente com os movimentos sociais. Evidentemente, os movimentos são autônomos, tem vida própria, mas acho que é saudável discutir temas comuns. O PT é forte porque historicamente está ligado aos movimentos populares. http://www.fabiocampana.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário