domingo, 5 de abril de 2009

Domingo de ramos inicia a semana santa

É no domingo de ramos que Jesus é aclamado como o Messias


Neuri Prymel

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que é celebrado hoje dia cinco. A celebração representa a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, saudado com ramos de palmeiras que os fies conduzia nas mãos. Em Matelândia será lembrado na igreja matriz Nossa Senhora de Carravággio e em todas as capelas da paróquia, com a bênção dos Ramos, seguida de santa missa.

Na capela de São Cristóvão a celebração de bênção de ramos aconteceu no interior da igreja devido às chuvas não foi possível realizar a procissão que estava prevista para acontecer no hospital Caravággio. As 09h30h o padre Edelto Tavares Leite deu início a santa missa de ramos, mesmo com a chuva a igreja estava cheia de fies para a bênção de ramos. É no Domingo de Ramos que Jesus é aclamado como o Messias que vem realizar as promessas feitas pelos profetas e instaurar definitivamente o reino de Deus, com justiça para os pobres e marginalizados, convivência fraterna na partilha e paz no mundo.

Para o padre Edelto a “celebração de ramos, representa a grande festa da Páscoa o cristão católico tem tradicionalmente o costume de lembrar com muita ênfase a ressurreição de Cristo por isso nos preparamos muito. Principalmente na quaresma como na semana que precede a grande festa do aleluia que é a semana santa”.
O sacerdote ainda nos lembra de que forma os cristãos devem se preparar para celebrar a festa da Páscoa “a igreja nos pede para que nos preparemos dignamente participando das celebrações da semana santa além de uma boa confissão, renovar o compromisso com Deus buscar o seu perdão gratuito já que o senhor não cobra nada, é sempre misericordioso, seguir os passos de Jesus e participar da ressurreição de Cristo que é a Páscoa” finalizou.

Odete Debastiani 53 que esteve na missa de ramos disse que “participar das celebrações da semana santa, como o domingo de ramos é seguir os ensinamentos de Cristo e da igreja para festejar com fé a festa da Páscoa que é para nos cristãos católicos a ressurreição de Jesus Cristo”.
É tradição que os ramos abençoados nesse dia sejam conservados como um sinal e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal. No decorrer da liturgia são proclamamos dois evangelhos, a fim de ilustrar a mudança de comportamento da multidão, que recebeu Jesus com festa e alguns dias depois o condenava à morte na cruz. O primeiro narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém; depois vem o evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde é relatado o julgamento de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário