sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Candidato do PMDB, Orlando Pessuti está à espera de um adversário no Paraná

* Acordo PT-PMDB paralisou possíveis concorrentes do vice-governado

Pessuti pode receber a contrapartida pelos apoios que sempre deu ao PT.

Por incrível que possa parecer, o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), tal qual a fábula, foi convertido de patinho feio a um vistoso cisne depois do acordo nacional entre PT e PMDB. Em tese, até agora, o peemedebista é o único nome definido para disputar o governo do estado em 2010. Ele ainda aguarda os demais partidos confirmarem o adversário.
Em abril de 2010, Pessuti assumirá definitivamente o governo. Possivelmente, o candidato do PMDB terá uma vantagem competitiva impressionante em relação aos demais concorrentes.
Diante deste quadro, então vejamos:

1 – O senador Osmar Dias (PDT) colocou a barba de molho, congelou todas as articulações políticas até segunda ordem. Isto, para um bom entendedor, significa que o pedetista pode jogar a toalha a qualquer momento.

2 – O PSDB tem dois pré-candidatos. A saber: o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Alvaro Dias. Ao que consta, Alvaro tem ampla vantagem nas pesquisas de opinião – critério definido com a cúpula nacional para definir representante tucano na corrida pelo Palácio Iguaçu. Para jogar gasolina na fervura, nesta semana, o ex-ministro Euclides Scalco, uma espécie de papa da social-democracia brasileira, disse que a direção nacional é que definirá o nome do Paraná.

3 – O PT não tem projeto eleitoral próprio no estado. Fiou-se no senador Osmar Dias, que, inclusive, resolveu dar um grito de independência ao assinar a CPI para investigar o MST. Os petistas não gostaram e o gesto foi encarado como ruptura. A presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, por causa do acordo pré-nupcial do PT-PMDB e do possível rompimento com o pedetista, poderá rever a candidatura ao Senado.

4 - Há algumas alas no PT que defendem uma candidatura própria ao Palácio Iguaçu, pois, acreditam, vitaminaria a chapa proporcional (deputados) do partido.

5 – O senador Alvaro Dias afirma que continua na frente das pesquisas internas do PSDB para o governo do estado. Sempre argumenta que a direção nacional do partido honrará o compromisso feito com ele e Richa, segundo qual quem estiver na frente terá de apoiar o outro.

6 – Aos olhos da direção nacional do PT e do PMDB, na atual conjuntura, Orlando Pessuti apresenta-se como o único coordenador potencial do palanque da ministra Dilma Rousseff no Paraná. http://www.esmaelmorais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário