segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Policiais prendem 279 suspeitos em operação contra tráfico de drogas

A Polícia prendeu, nesta segunda-feira (26), 279 pessoas e apreendeu 1.283 quilos de maconha, 3,5 quilos de cocaína, 3,7 quilos de crack, 52 armas, além de veículos e celulares. É o resultado da operação, Paraná contra as drogas, coordenada pela Divisão Estadual de Narcóticos e que contou com a participação de todas as divisões policiais da capital e subdivisões do interior, e o apoio da Polícia Militar e Policia Rodoviária Federal.

A operação mobilizou 1.180 policiais para o cumprimento de 566 mandados de busca e apreensão e de prisão. “O trabalho de inteligência e integração de toda a polícia, resultou em forte golpe nas quadrilhas de traficantes que agem em todo estado. Foi uma ação de combate sistemática ao tráfico de drogas. Ao mesmo tempo está sendo realizado um trabalho educativo para alertar jovens e adolescentes dos perigos que as drogas representam”, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
A Denarc promoveu palestras educativas em colégios e distribuiu panfletos nos pontos de grande aglomeração de pessoas, nas principais cidades. O objetivo é levar orientação aos jovens quanto a prevenção às drogas e sobre a forma de agir dos traficantes.
A operação, iniciada às 6h desta segunda-feira (26), é o resultado do intenso trabalho que vem sendo realizado nos últimos três meses pela Subdivisão de Inteligência da Denarc, que municia com informações, os núcleos da divisão em Curitiba, Região Metropolitana e interior. Onde os núcleos ainda não foram instalados, a informações são passadas para as subdivisões para apoio logístico nas investigações.
De acordo com o delegado-chefe da Denarc, Marcus Vinicius Michelotto, a ação alcançou todos os objetivos. “O trabalho de investigação contou com o esforço de todos, e tinha como objetivo neutralizar as quadrilhas que atuam em todo estado. Um golpe certeiro nos traficantes”, afirmou.
RMC - Em Curitiba, 180 policiais, distribuídos em 50 viaturas, cumpriram 58 mandados de prisão e seis de prisão. Os suspeitos foram localizados em Agudos do Sul, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram presas 10 pessoas e apreendidos 35 quilos de maconha, três vasos com pés da planta , duas balanças de precisão, nove buchas de cocaína, 17 gramas de crack, uma espingarda calibre 22, munições do mesmo calibre, uma camisa em que estava escrito “Polícia Civil”.
Para o delegado Luiz Alberto Cartaxo, que coordenou os trabalhos das subdivisões policiais no interior, a integração total, entre todos os setores da policia, foi fundamental para o sucesso da operação. “Um trabalho conjunto que deu resultado extremamente positivo de combate ao tráfico de drogas em vários pontos do Estado”, disse Cartaxo.
FOZ – Realizada pelo núcleo de Foz do Iguaçu, com apoio 6.ª Subdivisão, da Policia Militar e da Polícia Federal, a operação com cerca 71 policiais teve inicio no Jardim Jupira. Com mandados de prisão e de busca e apreensão, emitidos pela 1.ª Vara Criminal da Foz, a operação iniciada no inicio da manhã resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão 1.237 quilos de maconha, 1,26 quilo de cocaína, 372 papelotes de cocaína prontos para distribuição, 640 gramas e 454 pedras de crack, R$ 1.180 e um Jeep Cherokee, placas BAD-3399 de Pinhais.
LONDRINA – O trabalho conjunto da Denarc e da 10.ª Subidivisão, com a participação de 70 policiais resultou no cumprimento de 35 mandados. Foram efetuadas 24 prisões, seis apreensões de adolescentes, três pistolas calibre 380, dois revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 36, farta munição, R$ 4.817, 100 gramas de cocaína e 120 gramas de maconha.
MARINGÁ - Policiais da 9.ª Subdivisão apreenderam na região 1,24 quilo de maconha e mais de 3 quilos de crack, o que equivale a 13 mil pedras para comercialização. Em uma apreensões, a polícia encontrou mais de 50 papagaios. O responsável pelos animais também será autuado por crime ambiental.
TELÊMACO BORBA – Na área da 18.ª Subdivisão foram apreendidas 40 gramas de maconha e 430 gramas de crack o que equivale a mais de 1.300 pedras da droga.
PONTA GROSSA - Na área da 13.ª Subdivisão, 65 policiais cumpriram 57 mandados de busca, apreensão e de prisão e apreendidos 1,64 quilo de maconha, 204 gramas de crack, e quatro armas.
UMUARAMA – Policiais da 7.ª Subdivisão apreenderam 413 gramas de crack que seriam transformadas em cerca de 1.200 pedras para consumo.
GUARAPUAVA – Com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), policiais da 14.ª Subdivisão apreenderam cerca de 600 gramas de crack, suficientes para fazer 2 mil pedras para venda.  http://www.aenoticias.pr.gov.br/   Foto: Elias Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário