quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lula garantiu o aumento de 7,7% para os aposentados

O presidente Lula, decidiu ontem 15/06, sancionar o reajuste de 7,7% aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo. O fim do fator previdenciário que reduz os gastos da previdência com aposentadoria foi vetado. O reajuste será processado na folha de pagamento de julho, que será paga em agosto deste ano. Já o valor retroativo à janeiro também será pago, no mesmo mês, se houver disponibilidade de caixa.

O secretário de Comunicação do PT, deputado federal André Vargas, que defendeu o reajuste de 7,7% para os aposentados, revela que a ex-ministra Dilma Rousseff se reuniu com o ministro do Planejamento Paulo Bernardo solicitando a manutenção do reajuste. “Eu, a ministra Dilma e o ministro Paulo Bernardo comentávamos a necessidade de darmos esse aumento para os aposentados. O reajuste de 7,7% é um presente para os aposentados que são merecedores, para àqueles que tanto já trabalharam pela nossa nação. Este valor é o dobro do reajuste da inflação”, declara o deputado e se diz muito feliz com a decisão do presidente Lula em sancionar este reajuste.
Segundo o deputado isto significa um apoio efetivo aos aposentados, que tanto sofrem e que já se sacrificaram pelo País. “Foi um debate muito difícil na Câmara dos Deputados, principalmente para convencer a equipe econômica e o presidente Lula, que esta solução é uma medida de justiça para com os nossos aposentados”, comenta.
Já para a oposição o reajuste é populista e eleitoreiro. O deputado federal André Vargas rebate e afirma que o PSDB sempre preferiu à elite à atender os mais necessitados. “O José Serra que é o líder do partido da oposição é uma pessoa mais dura, o Fernando Henrique Cardoso chamou os aposentados de vagabundos, na época em que era Presidente da República. Ele promoveu a maior opressão aos mais pobres e o maior arrocho ao salário mínimo”.
De acordo com Vargas, atualmente as pessoas compram mais, devido aos aumentos do salário mínimo no governo Lula e os aposentados devem ter essa atenção que estão tendo. “O presidente Lula falou em um de seus discursos, que não se deve governar apenas com a cabeça, mas sim com o coração. Este reajuste foi realmente uma grande vitória e mostra claramente a diferença o PSDB e o PT da Dilma e do Lula”.
Agora a equipe econômica inicia discussão em torno dos cortes do orçamento para atender o reajuste dos aposentados. “São mais de R$1 bilhão no orçamento, valor que não estava previsto, no entanto vai ser pago. Portanto os cortes haverão de ser feitos. Vamos cortar seletivamente, de onde tem que cortar e não tirar dos mais pobres. Essa é uma medida para fazer justiça e assim será feito”, finalizou.

Fonte: Acessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário