quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A charge do dia


Charge de Frank, de 'A Notícia' (SC).

Acidente na BR 277, morre jovem de Matelândia

Na noite de ontem (28) por volta das 21:30h na rodovia BR 277 proximo a cidade de Santa Terezinha de Itaipu um gravissimo acidente vitimou no local Fernando Turri Schafer 20, morrador de Matelândia.  Um veiculo que seguia a sua frente capotou, Fernando não conseguiu segurar seu veiculo que colidiu com o  capotado,o condutor do veiculo capotado nada sofreu. Com a força da batida Turri morreu no local. O corpo foi encaminhado ao IML e liberado para os familiares o velório acontece no dia de hoje (29) no salão da Paróquia de Matelândia, o sepultamento deve acontecer no final da tarde de hoje no cemitério municipal.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Equipe eficiente em Cruzeiro do Oeste Pr

Veja o que disse o governador do paraná na escola de governo sobre o Câncer de mama

STF MANDA EMPOSSAR ACIR GURGACZ


ÚLTIMO CAPITULO

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, decidiu nesta quarta-feira (28) que a Mesa do Senado Federal terá de declarar vaga, imediatamente, a cadeira atualmente ocupada pelo senador Expedido Júnior (PSDB-RO) e empossar em seu lugar o candidato por ele derrotado nas eleições de 2006, Acir Marcos Gurgacz (PDT).

FIM DA NOVELA I

A decisão do STF chega dois anos e meio depois do TRE de Rondônia ter decidido cassar o diploma de Expedito e de seus dois suplentes por crime de compra de votos. Desde então, a Mesa do Senado vinha segurando e recusava-se a cumprir a decisão.

FIM DA NOVELA II

O empresário Assis Gurgacz, pai do mais novo senador da República, já não via o fim desta novela. Em recente entrevista ao Blog, mantinha o otimismo de que um dia a posse do filho se tornaria realidade. “Estou muito satisfeitos. Isto era uma coisa que estava atravessada na garganta há muito. Agora chegou ao fim. O importante agora é tranqüilidade”. Assis mantinha certa preocupação com a imprensa local, que poderia criar um clima negativo para a posse se batesse muito na tecla de que Acir é um senador cascavelense, por nascimento. No entanto, para evitar qualquer manifestação mais enciumada, salientava que “o Acir foi eleito por Rondônia e é senador do povo de Rondônia e irá fazer isto com muita responsabilidade”. Segundo Assis, a expectativa é de que Acir tome posse na próxima semana, após o feriado de finados, na terça-feira ou na quarta-feira. http://blogdomaleski.blogspot.com/

PT realiza debate entre candidatos a presidente do diretório estadual


Amanhã, o PT realizará em Curitiba mais um debate entre os candidatos à presidência estadual do partido.

A novidade nesse processo é o candidato deputado Tadeu Veneri, que defende projeto de reafirmação da identidade e dos princípios do PT do Paraná, deixados de lado em nome de composições eleitorais.
O debate desta quinta-feira começa às 19 horas, no auditório da Uniandrade, na rua João Negrão, 1285.

No sábado passado, Veneri esteve em Francisco Beltrão e Cascavel (foto), onde foram realizados os primeiros debates deste Processo de Eleições Diretas (PED) de 2009. No dia 7 de novembro, Veneri estará nos debates de Maringá e Londrina. http://www.fabiocampana.com.br/

Matelândia mantém equipes na Elite dos JAP´s


Assessoria de imprensa

Bocha, Bolão M e Handebol F garantiram presença na Elite dos Jogos Abertos do Paraná para 2.010 em Maringá. O Futsal F que está na Elite iniciou sua caminhada em busca do título nesta quarta feira dia 28 com vitória sobre Foz do Iguaçu.

A equipe de Bocha comandada pelo técnico Retchão conquistou medalha de Prata na Elite dos JAP´s, após passar por equipes renomadas como Marechal Cândido Rondon bi campeã na modalidade, São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia, atual campeã Paranaense. Na final Matelândia perdeu o título para Medianeira, conquistando medalha de Prata e vaga na Elite para 2.010. Seis equipes na modalidade de Bocha caíram para a Divisão B: Marechal Cândido Rondon, Toledo, São Miguel do Iguaçu, Palotina, Chopinzinho e Imbituva. Matelândia, Medianeira, Itaipulândia e Maringá mantiveram-se na Elite.
A modalidade de Bolão M que subiu para a Elite em 2.007, foi quarta colocada no ano passado em Cascavel e repetiu o feito agora em Beltrão, conquistando além do quarto lugar a vaga na Elite para o ano que vem. Eloi Roque, Capitão do Bolão planeja montar uma equipe de qualidade para o Campeonato Estadual de Bolão para o ano que vem e melhorar a posição da equipe nos JAP´s. Seis equipes de Bolão M também caíram para Divisão B: Foz do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, São Miguiel do Iguaçu, Quedas, Toledo e Clevelândia. Mantiveram-se: Matelândia, Marechal Cândido Rondon, Pranchita e Cascavel.
Após ser campeã da fase Regional dos JAP´s em Assis Chateaubriand a equipe de Handebol F conquistou seu espaço para a Elite do ano que vem ao vencer na semifinal a forte equipe de Pato Branco e disputar o título da modalidade com São José dos Pinhais na noite de hoje dia 28.
O Futsal F iniciou sua caminha para manter-se na Elite com vitória na tarde de hoje (28), vencendo Foz do Iguaçu pelo placar de 4 X 2

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Policiais prendem 279 suspeitos em operação contra tráfico de drogas

A Polícia prendeu, nesta segunda-feira (26), 279 pessoas e apreendeu 1.283 quilos de maconha, 3,5 quilos de cocaína, 3,7 quilos de crack, 52 armas, além de veículos e celulares. É o resultado da operação, Paraná contra as drogas, coordenada pela Divisão Estadual de Narcóticos e que contou com a participação de todas as divisões policiais da capital e subdivisões do interior, e o apoio da Polícia Militar e Policia Rodoviária Federal.

A operação mobilizou 1.180 policiais para o cumprimento de 566 mandados de busca e apreensão e de prisão. “O trabalho de inteligência e integração de toda a polícia, resultou em forte golpe nas quadrilhas de traficantes que agem em todo estado. Foi uma ação de combate sistemática ao tráfico de drogas. Ao mesmo tempo está sendo realizado um trabalho educativo para alertar jovens e adolescentes dos perigos que as drogas representam”, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
A Denarc promoveu palestras educativas em colégios e distribuiu panfletos nos pontos de grande aglomeração de pessoas, nas principais cidades. O objetivo é levar orientação aos jovens quanto a prevenção às drogas e sobre a forma de agir dos traficantes.
A operação, iniciada às 6h desta segunda-feira (26), é o resultado do intenso trabalho que vem sendo realizado nos últimos três meses pela Subdivisão de Inteligência da Denarc, que municia com informações, os núcleos da divisão em Curitiba, Região Metropolitana e interior. Onde os núcleos ainda não foram instalados, a informações são passadas para as subdivisões para apoio logístico nas investigações.
De acordo com o delegado-chefe da Denarc, Marcus Vinicius Michelotto, a ação alcançou todos os objetivos. “O trabalho de investigação contou com o esforço de todos, e tinha como objetivo neutralizar as quadrilhas que atuam em todo estado. Um golpe certeiro nos traficantes”, afirmou.
RMC - Em Curitiba, 180 policiais, distribuídos em 50 viaturas, cumpriram 58 mandados de prisão e seis de prisão. Os suspeitos foram localizados em Agudos do Sul, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram presas 10 pessoas e apreendidos 35 quilos de maconha, três vasos com pés da planta , duas balanças de precisão, nove buchas de cocaína, 17 gramas de crack, uma espingarda calibre 22, munições do mesmo calibre, uma camisa em que estava escrito “Polícia Civil”.
Para o delegado Luiz Alberto Cartaxo, que coordenou os trabalhos das subdivisões policiais no interior, a integração total, entre todos os setores da policia, foi fundamental para o sucesso da operação. “Um trabalho conjunto que deu resultado extremamente positivo de combate ao tráfico de drogas em vários pontos do Estado”, disse Cartaxo.
FOZ – Realizada pelo núcleo de Foz do Iguaçu, com apoio 6.ª Subdivisão, da Policia Militar e da Polícia Federal, a operação com cerca 71 policiais teve inicio no Jardim Jupira. Com mandados de prisão e de busca e apreensão, emitidos pela 1.ª Vara Criminal da Foz, a operação iniciada no inicio da manhã resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão 1.237 quilos de maconha, 1,26 quilo de cocaína, 372 papelotes de cocaína prontos para distribuição, 640 gramas e 454 pedras de crack, R$ 1.180 e um Jeep Cherokee, placas BAD-3399 de Pinhais.
LONDRINA – O trabalho conjunto da Denarc e da 10.ª Subidivisão, com a participação de 70 policiais resultou no cumprimento de 35 mandados. Foram efetuadas 24 prisões, seis apreensões de adolescentes, três pistolas calibre 380, dois revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 36, farta munição, R$ 4.817, 100 gramas de cocaína e 120 gramas de maconha.
MARINGÁ - Policiais da 9.ª Subdivisão apreenderam na região 1,24 quilo de maconha e mais de 3 quilos de crack, o que equivale a 13 mil pedras para comercialização. Em uma apreensões, a polícia encontrou mais de 50 papagaios. O responsável pelos animais também será autuado por crime ambiental.
TELÊMACO BORBA – Na área da 18.ª Subdivisão foram apreendidas 40 gramas de maconha e 430 gramas de crack o que equivale a mais de 1.300 pedras da droga.
PONTA GROSSA - Na área da 13.ª Subdivisão, 65 policiais cumpriram 57 mandados de busca, apreensão e de prisão e apreendidos 1,64 quilo de maconha, 204 gramas de crack, e quatro armas.
UMUARAMA – Policiais da 7.ª Subdivisão apreenderam 413 gramas de crack que seriam transformadas em cerca de 1.200 pedras para consumo.
GUARAPUAVA – Com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), policiais da 14.ª Subdivisão apreenderam cerca de 600 gramas de crack, suficientes para fazer 2 mil pedras para venda.  http://www.aenoticias.pr.gov.br/   Foto: Elias Dias

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Candidato do PMDB, Orlando Pessuti está à espera de um adversário no Paraná

* Acordo PT-PMDB paralisou possíveis concorrentes do vice-governado

Pessuti pode receber a contrapartida pelos apoios que sempre deu ao PT.

Por incrível que possa parecer, o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), tal qual a fábula, foi convertido de patinho feio a um vistoso cisne depois do acordo nacional entre PT e PMDB. Em tese, até agora, o peemedebista é o único nome definido para disputar o governo do estado em 2010. Ele ainda aguarda os demais partidos confirmarem o adversário.
Em abril de 2010, Pessuti assumirá definitivamente o governo. Possivelmente, o candidato do PMDB terá uma vantagem competitiva impressionante em relação aos demais concorrentes.
Diante deste quadro, então vejamos:

1 – O senador Osmar Dias (PDT) colocou a barba de molho, congelou todas as articulações políticas até segunda ordem. Isto, para um bom entendedor, significa que o pedetista pode jogar a toalha a qualquer momento.

2 – O PSDB tem dois pré-candidatos. A saber: o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Alvaro Dias. Ao que consta, Alvaro tem ampla vantagem nas pesquisas de opinião – critério definido com a cúpula nacional para definir representante tucano na corrida pelo Palácio Iguaçu. Para jogar gasolina na fervura, nesta semana, o ex-ministro Euclides Scalco, uma espécie de papa da social-democracia brasileira, disse que a direção nacional é que definirá o nome do Paraná.

3 – O PT não tem projeto eleitoral próprio no estado. Fiou-se no senador Osmar Dias, que, inclusive, resolveu dar um grito de independência ao assinar a CPI para investigar o MST. Os petistas não gostaram e o gesto foi encarado como ruptura. A presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, por causa do acordo pré-nupcial do PT-PMDB e do possível rompimento com o pedetista, poderá rever a candidatura ao Senado.

4 - Há algumas alas no PT que defendem uma candidatura própria ao Palácio Iguaçu, pois, acreditam, vitaminaria a chapa proporcional (deputados) do partido.

5 – O senador Alvaro Dias afirma que continua na frente das pesquisas internas do PSDB para o governo do estado. Sempre argumenta que a direção nacional do partido honrará o compromisso feito com ele e Richa, segundo qual quem estiver na frente terá de apoiar o outro.

6 – Aos olhos da direção nacional do PT e do PMDB, na atual conjuntura, Orlando Pessuti apresenta-se como o único coordenador potencial do palanque da ministra Dilma Rousseff no Paraná. http://www.esmaelmorais.com.br/

terça-feira, 20 de outubro de 2009

EM BREVE COBERTURA COMPLETA DA POLÍTICA DE MATELÂNDIA

A CAMARA DE VEREADORES  DE MATELÂNDIA REUNIU-SE EM SESSÃO ORDINARIA HOJE (19) AS 16:30H NO PLENÁRIO DA CASA, NA PAUTA VARIOS PROJETOS  DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO E DO LEGISTATIVO, ALÉM DE VARIAS INDICAÇÕES.
NÃO PERMANECI ATÉ O FINAL DA SESSÃO MAS ME APRESENTOU SER  PRODUTIVA  PELA EXTENSA PAUTA QUE RECEBI NA SECRETARIA DA CASA.
EM BREVE  VACÊ VAI ACOMPANHAR TUDO SOBRE A POLITICA DA CIDADE AQUI NESTE BLOG INCLUSIVE O TRABALHO DOS NOBRES VEREADORES E VERADORAS. O MEU COMPROMISO É COM A INFORMAÇÃO. MUDANÇAS EM BREVE AGUARDEM.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Relator vota pela retomada do diploma de jornalista

Rodolfo Torres


O deputado Maurício Rands (PT-PE) apresentou parecer favorável à proposta que retoma a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A chamada PEC dos Jornalistas está pronta para ser votada na próxima quarta-feira (21) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
De acordo com o relatório de Rands, que é advogado por formação, a PEC dos Jornalistas não ataca cláusula constitucional, argumento levantado pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a exigência do diploma de jornalismo.

Confira a íntegra do relatório

“A proposta não ofende a forma federativa de Estado, o voto direito, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais”, afirma o petista pernambucano. O parecer foi lido na reunião de ontem (14) da CCJ, mas a votação foi adiada para a próxima semana a pedido do deputado Maurício Quintela (PR-AL), que solicitou mais tempo para analisar o texto do relator.
Em seu parecer, Rands destaca o voto do ministro Marco Aurélio Mello, único dos integrantes do Supremo presentes na sessão que derrubou o diploma que não acolheu o argumento de que a exigência da formação específica na área fere o direito constitucional à liberdade de expressão.
“O jornalista deve ter uma formação básica, que viabilize a atividade profissional, que repercute na vida dos cidadãos em geral. Ele deve contar com técnica para entrevista, para se reportar, para editar, para pesquisar o que deva estampar no veículo de comunicação”, afirmou o ministro Marco Aurélio em seu voto.
“Não tenho como assentar que essa exigência, que agora será facultativa, frustrando-se até mesmo inúmeras pessoas que acreditaram na ordem jurídica e se matricularam em faculdades, resulte em prejuízo à sociedade brasileira. Ao contrário, devo presumir o que normalmente ocorre e não o excepcional: que tendo o profissional um nível superior, estará [ele] mais habilitado à prestação de serviços profícuos à sociedade brasileira”, complementa o magistrado.
Maurício Rands também cita seu correligionário e autor da PEC 386, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Jornalista por formação, o petista gaúcho destaca a importância da atividade jornalística na sociedade e a necessidade de uma formação específica para seu exercício profissional.
“A história cansou de demonstrar que o jornalismo produzido por pessoa inepta pode causar sérios e irreparáveis danos a terceiros, maculando reputações, destruindo vidas e nodoando de forma irreversível o princípio democrático”, justifica Paulo Pimenta.
Pela proposta de Pimenta, o parágrafo primeiro do Artigo 220 da Constituição passa a ter a seguinte redação: “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, atendido o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV e observada a necessidade de diploma de curso superior de jornalismo, devidamente registrado nos órgãos competentes, para o exercício da profissão”.
Rands lembra que a proposta em questão “não revoga o direito ao integral exercício e reconhecimento profissional, inclusive sindical, de todos os jornalistas possuidores de registro precário”. http://congressoemfoco.ig.com.br/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

TEMPESTADE ATINGE DEZENAS DE CASAS EM MATELÂNDIA

TEMPESTADE ATINGE DEZENAS DE CASAS EM MATELÂNDIA

TEMPESTADE ATINGE DEZENAS DE CASAS EM MATELÂNDIA

TEMPESTADE ATINGE DEZENAS DE CASAS EM MATELÂNDIA

População de Matelânda está sem água potável

ASSESSORIA DE IMPRENSA


Devido aos vendavais com chuva de granizo ocorridos no último dia 14, a população de Matelândia está sem água potável em suas torneiras.
A queda de cinco postes de energia elétrica na Linha Cozer, interior do município de Matelândia e a queda da rede de alta tensão da região de Vila Pazza, interrompeu o fornecimento de energia elétrica para os poços artesianos 3, 5, 6 e do Poço do Botucatu (Aqüífero Guarani), na Comunidade do Bento Munhoz. Dos poços do Bento Munhoz, que estão sem energia, à água é enviada por recalque para a Estação Elevatória de Linha Cozer.
Da Linha Cozer a Sanepar tem outros motores que “empurram”, através de recalque a água até a caixa de distribuição principal no Bairro Vila Pazza. Da Caixa da Vila Pazza a água é enviada por recalque para a central de abastecimento da área Industrial da Frimesa e pela lei da gravidade a água vai para os consumidores e para a caixa de água do Bairro Vila Nova que distribui para a região do Bairro.
A Copel trabalha incessantemente para restabelecer a falta de energia na rede de transmissão para a região dos poços artesianos na Linha Bento Munhoz e da Estação Elevatória de Linha Cozer.
Informações obtidas com técnicos da Copel são que a energia deverá ser restabelecida ainda hoje, dependendo das condições climáticas.
A água só voltará após a energia ser restabelecida nos pontos citados.
A Defesa Civil e a Administração Municipal de Matelândia, com caminhões pipa, estão abastecendo com água potável as creches e hospitais.
Pela falta de água, aulas na cidade estão suspensas até segunda feira, da mesma forma que o transporte escolar também está suspenso.
Nas comunidades de Agro Cafeeira, Marquesita e Vila Esmeralda as aulas acontecem normalmente já que não há a falta de água.
A Defesa Civil trabalha neste momento para tentar colocar mais caminhões pipa para levar água potável até os bairros e centro da cidade de Matelândia.
O Prefeito Edson Antonio Primon está reunido desde as primeiras horas da manhã de hoje com todos os secretários, onde cada equipe que ontem foi para o interior para fazer vistorias está colocando a situação de cada comunidade.
Notá-se que prejuízos de grande monta na aconteceram na agricultura.
Solicita-se que famílias e ou pessoas que tenham problemas que entrem em contato com a Administração Municipal ou defesa Civil pelo do telefone 156 ou 3262 8350 ou pessoalmente na Prefeitura Municipal de Matelândia.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

TEMPESTADE ATINGE DEZENAS DE CASAS EM MATELÂNDIA



Neuri Prymel


Na tarde de ontem (14) uma tempestade de granizo atingiu Matelândia.
Dezenas de casas, árvores, prédios públicos, salões comunitários creches, escolas, igrejas e empresas, com o vento forte foram destelhadas.
A tempestade de granizo acompanhada de fortes ventos derrubou parte da rede elétrica e danificou tubulações da rede de abastecimento de água.
Pela destruição causada pela chuva à defesa civil da cidade se mobilizou em atender as famílias atingidas com lonas para se proteger, na mesma noite o prefeito decretou estado de calamidade pública na cidade.
O prejuízo causado só pode ser contabilizado na manha do dia seguinte, ainda não tem o número exato de casas atingidas na cidade e no interior. Os funcionários públicos se mobilizam para fazer a remoção das árvores caídas e a limpeza da cidade.
Parte da cidade ainda esta sem energia elétrica a Copel esta trabalhando para restabelecer a normalidade, pois muitos postes caíram. A rede de abastecimento de água ainda não voltou à normalidade o que pode demorar um pouco mais.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Assista ao vídeo: Palanque de missa cai e governador interino de SC sai ferido



O governador em exercício de Santa Catarina, Jorginho Mello (PSDB), ficou ferido em um acidente durante uma missa, nesta segunda-feira (12), em Campos Novos (SC). Parte do palco em que ele estava desabou.

Segundo o médico Marco Aurélio Becher, que atendeu as vítimas, Mello teve uma fissura na tíbia e um pico de pressão alta. Ele foi medicado e a recomendação é de repouso. A assessoria de imprensa do governador em exercício disse que os compromissos desta segunda foram cancelados por ordem médica. Depois que o efeito dos remédios passar, ele deve seguir para Florianópolis. Pelo menos outras duas pessoas tiveram ferimentos leves.
Mello participava de uma missa, que ocorreu depois de uma procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
O secretário de Desenvolvimento Regional Alcides Mantovani, que estava no local, disse que o palco tinha cerca de dois metros de altura e cerca de dez pessoas caíram.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da administração estadual, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, e o vice-governador, Leonal Pavan, viajaram para o exterior. O deputado estadual Jorginho Mello assumiu o governo na última sexta-feira (9) e deve ficar no cargo por cerca de dez dias.
do G1.
http://www.esmaelmorais.com.br/

Temporais atingem mais de 600 residências no oeste do Paraná

Chuva causa destruição de casas em Toledo, Cascavel, Pitanga e Ivaiporã; não há registro de pessoas feridas


Daniela do Canto da Agênda Estado

Um levantamento preliminar feito pela Defesa Civil do Paraná aponta que mais de 600 residências foram atingidas pelos temporais da madrugada desta segunda-feira, 12. Somente na cidade de Toledo, foram 500. Delas, três ficaram totalmente destruídas. Cerca de 350 famílias já receberam lonas para cobertura das residências. Quatro pessoas sofreram ferimentos graves, mas não correm perigo de vida.
Ainda em Toledo, 30 árvores caíram. Houve pane na rede de energia elétrica e de telefonia. Uma torre de 60 metros de uma operadora de telefonia celular corre o risco de cair. A área foi toda isolada.
Em Cascavel, foram 60 residências atingidas e três quedas de árvores. Já na cidade de Pitanga, 40 moradias sofreram os reflexos dos temporais. Houve queda de eucaliptos na rua, mas nenhuma via permanece obstruída. Em Ivaiporã, seis residências foram atingidas. Doze árvores caíram, algumas atingiram dois veículos e três moradias, outras caíram na rua. Em nenhuma das três cidades houve feridos.http://www.fabiocampana.com.br/

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Assista ao vídeo: Vereador gafanhoto de Londrina desmaia no plenário



Na última terça-feira (6), o vereador Paulo Arildo (PSDB) desmaiou no plenário da Câmara Municipal de Londrina. Ele foi atendido no local e saiu de ambulância. Seguranças impediram que jornalistas flagrassem o parlamentar londrinense sendo socorrido.

Arildo é acusado pelo Ministério Público de praticar “gafanhotagem”. O vereador teria se apropriado de parte dos salários de funcionários do gabinete. Ele chegou a ser afastado da Câmara por duas semanas, mas recorreu e conseguiu cassar a liminar no Tribunal de Justiça.
O vereador gafanhato passa bem. Semana que vem ele retorna ao plenário da Câmara de Londrina. http://www.esmaelmorais.com.br/


MÃO NA BOLSA


Larga que esta bolsa é minha!!!


O vereador Julio Cesar Lemes da Silva, presidente da Acamop tem mesmo uma sina com este negócio de bolsa. Agora andou esquecendo a bolsa em Matelândia. Na foto, flagrante da devolução da bolsa, na última sexta-feira no saguão do Hotel Copas Executiva pelo professor José Rocha (ex-chefe Regional de Educação) e o blogueiro de Matelândia, Cesar Berguer, que preferiram ficar de fora deste caso da 'bolsa esquecida' que teimam em não esquecer, mas o Julio adoraria que esquecessem . http://blogdomaleski.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cidade de Zeca Dirceu recebe, em proporção, dobro da verba de SP



De Eduardo Militão, do Congresso em Foco

Pode? Município de 20 mil habitantes administrado por filho do ex-ministro José Dirceu, Zeca Dirceu, recebeu, proporcionalmente, mais recursos federais do que capital paulista desde 2008. Média que também supera a do Rio e de cidades do mesmo porte no Paraná.
O município paranaense de 20 mil habitantes administrado pelo filho do ex-ministro José Dirceu (PT) recebeu, proporcionalmente, o dobro de verbas da União do que a maior cidade do país nos últimos dois anos. Mais também do que outras importantes capitais do país, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, e do que municípios vizinhos do mesmo porte.
A cidade de Cruzeiro do Oeste, dirigida pelo prefeito José Carlos Becker de Oliveira e Silva, o Zeca Dirceu (PT), recebeu R$ 11,1 milhões da União entre 2008 e outubro deste ano. A conta exclui as transferências constitucionais obrigatórias, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo da Educação Básica (Fundeb).
Desde o início do ano passado, o governo federal destinou R$ 552,85 por habitante no município do prefeito Zeca Dirceu. Nesse mesmo período, os repasses federais para cada um dos quase 11 milhões de habitantes de São Paulo ficaram em R$ 244,92. A média de Cruzeiro do Oeste também supera a registrada no Rio, que é de R$ 353,83, a de Brasília, R$ 537,85, e a de Belo Horizonte, R$ 524,69. Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Congresso em Foco no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Denúncia do MPF

Há quatro anos o Ministério Público Federal acusa José Dirceu, Zeca Dirceu e Waldomiro Diniz de usarem a estrutura do Palácio do Planalto para beneficiar prefeituras do noroeste do Paraná e patrocinarem um projeto político.
Dirceu diz que a denúncia é frágil, pois não foi aceita pela Justiça. Zeca nega a interferência do pai e afirma que conta com bons profissionais que aumentam a eficiência administrativa da cidade. Procurada pelo Congresso em Foco, a Presidência da República afirma que não há qualquer favorecimento a Cruzeiro do Oeste nas transferências de dinheiro da União para o município.

Vizinho pródigo

Proporcionalmente, Cruzeiro do Oeste também obtém mais verbas que a capital do Paraná. Curitiba, dirigida pelo oposicionista Beto Richa (PSDB), só recebeu R$ 484,79 por habitante no mesmo período. Entre as seis maiores cidades do estado, o município comandado por Zeca Dirceu só perde em desempenho de verbas recebidas para Maringá e Londrina, também dirigidas por prefeitos da base aliada do governo Lula.
Localizada no noroeste do Paraná, Cruzeiro do Oeste bate todos os municípios de sua região com população semelhante. Altônia, a 100 quilômetros de distância da cidade de Zeca Dirceu, também tem cerca de 20 mil habitantes, mas obteve apenas R$ 2,6 milhões da União do ano passado para cá. Quase um quarto do valor obtido pela cidade de Zeca Dirceu.
Loanda, a 120 quilômetros, conseguiu R$ 1,4 milhão para beneficiar os 19 mil moradores da localidade. Ubiratã ficou com R$ 983 mil para repartir entre os 21 mil habitantes do município situado a 150 quilômetros de Cruzeiro do Oeste.

Asfalto e calçamento

Entre as principais verbas recebidas pela cidade comandada por Zeca estão R$ 3,5 milhões que o Ministério das Cidades destinou no ano passado para obras de urbanização, como asfalto e calçamento. Outros R$ 26 mil foram para planos de habitação de interesse social, como casas populares.
Em 2008 e 2009, o Ministério do Turismo enviou R$ 568 mil para projetos de infra-estrutura turística. Ações para melhorar o saneamento básico receberam R$ 1 milhão do Ministério da Saúde do ano passado para cá. O programa Saúde da Família em Cruzeiro do Oeste foi agraciado com R$ 1,1 milhão desde 2008.
http://www.fabiocampana.com.br/

José Serra continua em queda livre nas pesquisas


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), já está sentindo a barra pesar para o lado dele na disputa pelo Palácio do Planalto.

Na semana passada, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), desfilava com uma pesquisa de baixo do braço em que mostra uma acentuada queda do tucano na corrida eleitoral do ano que vem.
Segundo a sondagem peemedebista, que foi socializada com o presidente Lula, a diferença entre Serra e a candidata do PT, Dilma Rousseff, teria caído para meros 7 pontos.
Para completar a alegria no arraial petista, ontem à noite, durante jantar com Dilma, o PDT apresentou uma nova pesquisa realizada entre os filiados da Força Sindical. Deu goleada: 39,6% para Dilma contra 13,3% para o tucano. http://www.esmaelmorais.com.br/

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dilma transforma ato administrativo em largada eleitoral


O palanque da ministra Dilma Rousseff, hoje pela manhã, em Londrina, demonstrou que a campanha está nas ruas um ano antes da eleição.

A assinatura de liberação de recursos para construção de casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida, virou verdadeiro comício das forças da base de apoio ao governo Lula. A presidenciável Dilma Rousseff foi a figura mais destacada. Em segundo plano o candidato favorito do PT ao governo estadual, Osmar Dias, do PDT.
O vice Orlando Pessuti, outra promessa de palanque para Dilma, também participou.
A idéia foi a de dar grandiosidade ao evento. Outros três ministros participaram: Paulo Bernardo, do Planejamento, José Gomes Temporão, Saúde, e Marcio Fortes, Cidades, além da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Gomes Coelho.
Dos 30 deputados federais do Paraná, cinco marcaram presença: André Vargas (PT), Alex Canziani (PTB), Ricardo Barros (PP), Ratinho Junior (PSC) e Wilson Picler (PDT). Também “prestigiaram” o evento os pré-candidatos ao governo do estado: o senador Osmar Dias (PDT) e o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB).  http://www.fabiocampana.com.br/

sábado, 3 de outubro de 2009

Assista ao discurso do presidente Lula que garantiu a Olimpíada de 2016 no Rio

Novo teto do Minha Casa, Minha Vida beneficia cinco cidades do Paraná


Diretoria do Sinduscon agradece empenho de André Vargas que recebeu a demanda e lutou pelo aumento no teto. No Paraná, serão beneficiadas as cidades de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçú, Cascavel e Ponta Grossa


Em reunião da diretoria do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná, com representantes do Creci – PR, Secovi, Sincil, representantes de construtoras e Caixa Econômica Federal realizada na tarde desta sexta-feira, 02/10, o deputado federal André Vargas (PT-PR) explicou o novo teto para imóveis do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV), aprovada ontem pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia.

Pela nova regra, o teto para projetos habitacionais passa de R$ 80 mil para R$ 100 mil em cidades com mais 250 mil habitantes em todo o país. Antes, apenas municípios com mais de 500 mil habitantes estavam autorizadas a receber financiamento, cujo teto era de R$ 80 mil. Londrina não estava enquadrada nesta regra, pois estava sendo considerado o Censo de 2000 e a população da cidade não atingia 500 mil moradores.
Também serão beneficiadas as cidades Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa que estão nesta faixa populacional: O deputado André Vargas, que foi relator da Medida Provisória do MCMV, comemorou a decisão. “A partir de uma demanda regional, abrimos a brecha para que milhares de municípios e milhares de pessoas sejam beneficiados com mais moradias”.
Vargas recebeu um agradecimento especial de todos os participantes. “Este aumento do teto beneficiaria quatro Estados e a solicitação partir aqui de Londrina. Pedimos a sete deputados federais, e apenas o André Vargas foi até o fim e hoje temos a medida aprovada”, enfatizou o presidente do Sinduscon, Osmar Ceolin Alves, que reforça que estes novos imóveis poderão ser construídos mais ao centro da cidade, já que o limite permite imóveis mais caros.
Na prática, isso pode representar de 1500 a 1800 novos imóveis na cidade de Londrina, explica o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Paraná - Sincil , o imobiliarista Alfredo Canezin. “Isso vai sacudir o mercado da construção e dos corretores. Já há falta de profissionais e passamos a investir em formação. A participação do André foi fundamental para que uma idéia de Londrina tenha beneficiado todo o país”, ressalta.
O superintende regional da Caixa Econômica, Roberto Luiz Bachmann, que também participou da reunião, explicou aos participantes as novas regras e taxas do programa. Ao final parabenizou o Sinduscon e o deputado André Vargas. “Agora vamos fazer este programa acontecer no Paraná, gerar empregos e renda”, entusiasmou-se.
A medida entra em vigor na próxima segunda-feira, após a publicação no Diário Oficial da Vargas destaca que após o pedido do Sinduscon, foram realizadas inúmeras reuniões com a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, com a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, e com representantes do Conselho Curador do Fundo de Garantia, até que o teto fosse aprovado ontem.
Para as cidades com mais de um milhão de habitantes, os financiamentos podem ir até 130 mil. Antes isso só valia para o Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. O conselho decidiu também que, a partir de janeiro, todas as capitais terão direito ao financiamento de até R$ 130 mil. No Brasil, são nove capitais com menos de um milhão de habitantes.


Na foto, da esq. p/ dir.: Roberto Bachmann, da Caixa, André Vargas, o presidente do Sinduscon, Osmar Ceolin Alves, e Alfredo Canezin, do Sincil

Mais informações com Assessoria de Imprensa
Meire Bicudo (43) 3321-8920 ou 9994-0946

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC cancela Enem após denúncia de que a prova vazou


O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada de hoje a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.
Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.
O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.
O vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o Ministério da Educação a cancelar na madrugada desta quinta-feira, 1º, a prova, que seria aplicada no fim de semana para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do País. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do Estado sobre a quebra do sigilo do exame. “Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance”, afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, por volta da 1h, por telefone.

Suspeita é de vazamento em gráfica

Na tarde de quarta-feira, 30, o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Propôs entregá-las à reportagem em troca de R$ 500 mil. “Isto aqui é muito sério, derruba o ministério”, afirmou o homem.
O Estado consultou rapidamente o material, para checar sua veracidade, sem se comprometer com a compra. Haddad, que diz nunca ter tido acesso ao conteúdo da prova, confirmou o vazamento ao consultar técnicos do Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem. A comprovação da fraude se baseou em elementos repassados ao ministro pela reportagem, via telefone e e-mail. As questões originais estavam guardadas em um cofre, que foi aberto ontem à noite para confirmar a informação.
No exame que o Estado teve acesso, a prova de linguagens e códigos, que seria aplicada no domingo, tinha na questão número 1 uma tira da personagem de história em quadrinhos Mafalda. Na folha seguinte, o exame reproduzia uma bandeira do Brasil com a área verde parcialmente suprimida, simbolizando o desmatamento. A imagem lembra uma campanha publicitária famosa da organização não governamental SOS Mata Atlântica. Embaixo dela, a prova tinha a seguinte frase: “Estão tirando o verde de nossa terra.” Em outro trecho do exame, também no alto, à esquerda, os examinadores usaram no enunciado o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, aquele que começa com os versos “Minha terra tem palmeiras/onde canta o sabiá”. As questões da bandeira e do poema foram confirmadas pelo MEC como originais.
Outro trecho literário usado no Enem tinha o verso de Carlos Drummond de Andrade: “No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho”. Mais adiante, a prova reproduzia um texto da revista Veja sobre o filme Touro Indomável, de Martin Scorsese. Outro personagem usado no Enem era o gato Garfield. O programa de mensagens instantâneas MSN é mencionado em uma das questões.
O encontro no qual o Estado viu trechos da prova aconteceu ontem à noite, na zona oeste de São Paulo. O homem que telefonou para a redação estava acompanhado de outra pessoa. Eles disseram ter recebido o material na segunda-feira, de um funcionário do Inep. Afirmaram que o esquema de fraude tinha cinco pessoas. “Ninguém aqui é bandido, ninguém tem ficha na polícia, nós dois temos emprego”, disse o homem. Ele afirmou que recebeu o material “de Brasília, de gente do Inep, do MEC”. Disse que viu na situação a oportunidade de ganhar dinheiro. “Não tenho motivação política.” Ele afirmou que procurou um advogado para orientá-lo. “Registramos em cartório cópias das provas.”
Seu companheiro, mais incisivo, cobrou o tempo todo da reportagem uma posição sobre o pagamento dos R$ 500 mil. “Isto aqui é muito grande, eu não quero correr o risco de morrer por nada.” Diante da negativa da reportagem, ele se impacientou. “A gente vende isto aqui até por mais dinheiro”, disse, revelando a intenção de procurar emissoras de TV.

MEC deve fazer novo exame no prazo de 45 dias

O MEC tem uma outra versão da prova do Enem pronta para substituir a que foi cancelada. A expectativa do ministério é realizar o exame em 45 dias. Como a metodologia do Enem exige que as questões sejam pré-testadas, o Inep tem um banco com cerca de 1,8 mil delas. O exame mudou este ano para funcionar como vestibular unificado nacional: 24 universidades federais tinham abolido seus processos seletivos em favor do novo Enem. Fonte http://www.fabiocampana.com.br/

JORNALISTAS APONTAM GUSTAVO FRUET COMO UM DOS MELHORES PARLAMENTARES DO CONGRESSO


O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) foi apontado por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como um dos melhores parlamentares de 2009. A votação, promovida pelo site Congresso em Foco, teve a participação de 176 jornalistas dos principais veículos de comunicação do País. Os 27 deputados federais e 11 senadores mais votados concorrem ao Prêmio Congresso em Foco 2009, cujos vencedores serão escolhidos em votação pela internet, de hoje até o dia 19 de novembro.

O deputado Gustavo Fruet ficou entre os cinco parlamentares mais votados nas três edições anteriores do prêmio, promovido pelo site Congresso em Foco em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. Este ano, Fruet recebeu 56 votos de jornalistas, depois apenas do deputado Chico Alencar (PSol-RJ), que teve 60 votos.

Combate à corrupção
Fruet também concorre na categoria de parlamentar que mais se destacou na área de combate à corrupção. Serão ainda escolhidos os parlamentares de maior destaque nas áreas de promoção do meio ambiente e defesa da educação.
Os internautas escolherão ainda a melhor iniciativa do Congresso em 2009. Na votação dos jornalistas, a iniciativa que teve mais votos foi a nova Lei da Adoção, seguida pela CPI da Pedofilia, a proposta que acelera o divórcio, a regulamentação da atividade de mototaxista e a liberação da campanha eleitoral na internet.
Segundo os organizadores, o Prêmio Congresso em Foco visa reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações e estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos.

Como votar

A votação acontece no endereço www.premiocongressoemfoco.com.br/Voto. Cada internauta pode votar em até dez deputados federais e cinco senadores, na escolha do prêmio principal. Nas demais categorias, deve indicar somente uma opção.
Para garantir a segurança da votação, o internauta deverá digitar um código criptográfico que impede a utilização de robôs ou qualquer sistema de execução de votos em série. Ele também deve indicar um e-mail no qual receberá o link para confirmação do voto. O voto somente será computado depois de confirmado por e-mail.
Segundo os organizadores, durante toda a votação serão monitorados os servidores de internet de onde vêm os votos (os chamados IPs de saída), podendo ser bloqueado aquele IP que apresentar quaisquer indícios de uso irregular.
Assessoria de imprensa
Lorena Aubrift Klenk
Mtb 2094/PR
(41) 3322-5325 9622-5168