quarta-feira, 17 de março de 2010

Segundo o Ibope, Serra continua caindo; Dilma sobe na preferência do eleitor

Em dezembro de 2009, a distância entre o tucano e a petista era de 21%; agora, apenas 5% separam Dilma de Serra


Dilma Rousseff começa atropelar o tucano José Serra na corrida presidencial.

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI/Ibope) divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República, o governador de São Paulo, o tucano José Serra, está em queda livre, o governador aparece com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Já o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%, seguido pela senadora Marina Silva (PV-AC) com 6%.

A diferença entre Serra e Dilma tem diminuído a cada pesquisa. Em dezembro de 2009, por exemplo, uma pesquisa do Ibope apresentou o candidato do PSDB com 38% das intenções de voto, contra 17% da candidata do PT. Uma distância de 21 pontos percentuais.
A última pesquisa Datafolha divulgada no dia 27 de fevereiro deste ano já havia mostrado a queda na diferença entre o governador José Serra, e a ministra Dilma Rousseff, à sucessão presidencial. Na ocasião, Serra tinha 32% das intenções de voto; Dilma Rousseff, 28%; Ciro Gomes com12%; e Marina Silva com 8%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em dezembro de 2009, Serra tinha 37%; Dilma 23%; Ciro 13%; e Marina 8%.
Se alguém duvidava da capacidade do Presidente Lula em transferir votos para a candidata dele, as pesquisas demonstram que ele é um excelente cabo eleitoral. Outro fato que vale a pena ser mencionado e que coloca definitivamente a ministra Dilma numa condição tranqüila na disputa pela presidência da República é o fato de que 38% dos entrevistados ainda não sabem que a ministra é a candidata do presidente Lula.
Além de subir na pesquisa, Dilma ainda diminuiu o seu índice de rejeição, que despencou de 41% para 27%.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março, em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para baixo ou para cima. http://www.esmaelmorais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário